Prefeitura de Janaúba paga piso salarial aos agentes de saúde e de endemias

Os profissionais da área agora têm seus direitos reconhecidos pela administração, após anos de reivindicação.

Pela primeira vez em Janaúba, depois que a profissão foi regulamentada, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) receberam o valor real de seus salários.

A administração municipal 2017/2020 cumpre uma reivindicação legal dos agentes de saúde e de endemias que há anos lutavam pelos seus direitos. No último dia 10, eles viram em suas contas o valor integral de seus vencimentos. Agora, todos os meses os agentes receberão o piso salarial da categoria.

A prefeitura pagou também, agora em 2017 – este mês, a parcela extra aos agentes. Parcela extra é uma espécie de 13º  e que não havia sido paga e funciona da seguinte forma: no último trimestre de cada ano é repassada uma parcela extra, calculada com base no número de agentes registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado conforme lei.

O agente comunitário de saúde realiza visitas do Programa Saúde da Família com orientações, agendamentos, entre outras atividades. Uma das funções do agente de combate a endemias é visitar imóveis e orientam sobre prevenção e controle de doenças como as causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Agora, com o reconhecimento da lei, os trabalhadores beneficiados estão satisfeitos, afinal, tiveram seu serviço valorizado. O agente de saúde da UBS São Lucas, Welson Vicente da Conceição, conta que o direito foi conquistado após muitas reuniões organizadas pelo Sindicato da Saúde. Segundo Welson, a garantia de seus direitos traz uma motivação ao agente.