Dia Mundial da Saúde

No dia 08 de abril do corrente ano foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde a Mobilização Municipal “Fique Sabendo” na Praça Rômulo Sales de Azevedo, ao lado do Banco do Nordeste.

Houve a participação em praça pública de todos os setores da Secretaria, com a apresentação dos serviços que a Secretaria oferece à população.

Essa data foi devidamente escolhida uma vez que no dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde _ data criada pela Organização Mundial da Saúde em 1948, e, para ressaltar o trabalho de promoção, os setores da saúde realizaram as seguintes ações: Aferição de Glicemia capilar e pressão arterial, distribuição de insumos de prevenção (preservativo feminino e masculino), abordagem em fisioterapia ergonômica nas AVDs (atividades de vida diária) e orientações posturais, avaliação física e antropométrica, exposição de trabalhos sobre a dengue, realizados em parceria com as escolas e mostruário de vetores, vacinação, exposição e comercialização de artesanatos confeccionados pelos usuários do CAPS, CAPSi  e UAI em Oficina Terapêutica, prevenção das doenças orais e principalmente o câncer de boca, além da distribuição de kits odontológicos (escova, pasta e fio dental) e distribuição de material informativo.

Na semana anterior, de 01 a 05 de abril, aconteceu a mobilização “Fique Sabendo” em 05 (cinco) Unidades Básicas de Saúde do município oferecendo a testagem para HIV/aids, sífilis e hepatites B e C.  Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 15 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.

Houve participação maciça da população, que acompanhou atentamente as informações prestadas nos stands e durante a blitz educativa que ocorreu na Avenida do Comércio.