Saúde Bucal

O Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde começou com gás total em suas ações para 2013-2016. Sendo que no dia 15 de março do corrente ano, Janaúba foi à única cidade mineira indicada pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais para concorrer a seleção nacional para o Prêmio Brasil Sorridente, no grupo de municípios entre 50.000 a 300.000 habitantes. Esse Prêmio foi criado no ano de 2011, no âmbito dos Conselhos de Odontologia a ser concedido anualmente a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

A Coordenação municipal de Saúde Bucal, através da sua Coordenadora Caroline D’ Angelis Candida Vieira dos Santos, enviou o projeto para apreciação da Comissão do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais – CROMG, que faz a análise do desempenho dos municípios mineiros. Os outros municípios mineiros indicados para concorrerem à seleção nacional foram: do grupo com até 5.000 habitante foi a cidade de Moeda e do grupo com mais de 300.000 habitante foi a cidade de Belo Horizonte. Assim, o município classificado em primeiro lugar de cada grupo receberá um equipamento odontológico.

A participação do município de Janaúba no Concurso Brasil Sorridente vem de encontro com o lançamento do Projeto JANAÚBA FELIZ – Sorrindo com Saúde, no qual engloba todas as ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais iniciadas pela nova gestão administrativa para o pleito 2013 a 2016.

Em continuidade das ações programadas, a Coordenação de Saúde Bucal realizará junto a campanha nacional  de vacinação contra a gripe, a campanha de prevenção ao câncer bucal em idosos com 60 anos ou mais. No período que compreende o dia 15 a 26 de abril, todos os cirurgiões dentistas das unidades básicas de saúde realizarão avaliações em idosos que receberem a vacina contra a gripe, para diagnostico de alterações na boca ou lábio que podem ser indicativos de câncer de boca. Além do exame realizado pelo cirurgião dentista da Rede Municipal de Saúde, a equipe de saúde bucal irá orientar e incentivar as pessoas sobre o método simples do exame para identificar anormalidades existentes na mucosa bucal.

Assim sendo, no sábado, dia 20 de abril, Dia da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra Gripe, os idosos imunizados em Janaúba serão convidados a participar da avaliação odontológica em todas as Unidades Básicas de Saúde e ainda receberão material educativo sobre o câncer bucal.

Segundo a Coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Dra. Caroline D’Angelis, “a indicação do nosso município para a seleção nacional, nos deixa muito feliz, porque isso é apenas o começo e muito temos que trabalhar”. Ainda segundo a Coordenadora Municipal de Saúde Bucal, o Projeto JANAÚBA FELIZ – Sorrindo com Saúde, objetiva a efetivação de ações que concilie esforços e articulação de intenções, possibilitando criar um agrupamento de referencia em termos de promoção em saúde para toda a população de Janaúba. As suas atividades já foram iniciadas, mas só agora começa a ser divulgado o Projeto e, juntamente com a indicação para o Concurso Brasil Sorridente, considera-se como uma nova fase da odontologia no município que busca novos caminhos e novos sorrisos.