Notícias

Prefeito de Janaúba concede entrevista ao Minas Notícias

Durante entrevista exclusiva ao jornal, Yuji Yamada fala das suas metas de governo e como irá tratar áreas importantes como saúde e segurança pública

Júnior Brandão - Como é para o senhor, um grande empresário, está agora como administrador público?
Yuji – A vida pública é uma experiência nova. É um desafio diferente. E como administrador público, o sentimento é de muita responsabilidade nas mãos, mas também de muita disposição e vontade de trabalhar por Janaúba. A população pode confiar porque a nossa intenção é fazer o melhor pela cidade, melhorando a vida da comunidade.

Júnior Brandão - Quais os seus planos, metas e foco para os próximos 100 dias?
Yuji – Nestes primeiros 100 dias, queremos organizar a administração, com muito planejamento, transparência e comprometimento. Durante esse período queremos conhecer melhor a prefeitura e traçar um plano de ação voltado para o bem comum. Todas as áreas serão atendidas com projetos que realmente possam funcionar e melhorar a qualidade de vida de nossa gente. Sabemos que os recursos financeiros são poucos, o que exige atenção especial no gerenciamento do orçamento. Além de reafirmar o compromisso de oferecer uma boa prestação de serviços públicos, já reuni com nossa equipe de trabalho para apresentar e buscar recursos para projetos estratégicos. Estes projetos devem se adaptar à nossa realidade socioeconômica e atender às demandas da população.
Com muita vontade política, vamos resolver os problemas existentes e enfrentar os grandes desafios, como a saúde. A fase agora é de arrumar a casa porque uma grande construção começa por um bom alicerce.

Júnior Brandão - Qual o critério adotado para escolha do secretariado e como será a autonomia dos mesmos?
Yuji – Formamos uma equipe séria, comprometida e qualificada. Escolhemos pessoas respeitadas na cidade, bem-preparadas e com a intenção de atender, da melhor maneira, a comunidade. Os secretários vão ter autonomia para atuar mas estaremos trabalhando em equipe, buscando soluções para os problemas existentes e, tomando as melhores decisões.
Não há mistérios e nem segredos para alcançarmos nossas metas. É uma questão de adotar e seguir uma filosofia de trabalho. Como base desta filosofia está a humildade, a vontade de trabalhar, o compromisso de criar uma administração diferente, a honestidade, a transparência e a consciência de que somos servidores do povo.


Júnior Brandão – No caso específico da escolha do seu Chefe de Gabinete, o jovem advogado Carlos Eduardo, o senhor foi muito feliz. Como será o relacionamento dele com a população?
Yuji – As obrigações de um Chefe de Gabinete são muitas. Ele está mais próximo e deve me acompanhar nos compromissos oficiais. O Carlos Eduardo é preparado, é humilde e inteligente e saberá lidar com esse novo desafio. Tenho certeza de que terá um bom relacionamento com a população.
Mas quero aproveitar para dizer que todos os secretários da administração "Novos Caminhos" têm o compromisso de respeitar e ter um bom relacionamento com a comunidade, quer seja o Chefe de Gabinete, o Secretário de Obras, de Saúde, de Educação, enfim, todos devem seguir a nossa filosofia de trabalho.

Júnior Brandão – E como será a participação da primeira-dama nesta administração?
Yuji – A minha esposa, Neusa Yamada, sempre me apoiou em todos os momentos de minha vida e agora não será diferente. Ela esteve na campanha, visitou os bairros e as comunidades de Janaúba, conversou e ouviu o povo e conheceu melhor a nossa realidade social. É uma pessoa muito humilde e de muita sensibilidade com as questões sociais. Ela está ao meu lado e, voluntariamente, vai colaborar com o sucesso de nossa administração.

Júnior Brandão - E com relação ao Carnaval, o que o senhor tem a dizer?
Yuji – A prefeitura não poderá realizar o Carnaval. Entendemos que esta é a medida mais responsável e consciente, neste momento de dificuldades que o município enfrenta. Diante dos problemas encontrados e, com pouco tempo para organizar a festa, o mais correto foi cancelar a programação. Temos que focar agora nas prioridades - como a saúde que é uma preocupação e um compromisso desta nova gestão. Outra prioridade é a educação já que estamos preparando para a volta às aulas e é preciso investir em uma boa estrutura nas escolas e merenda de qualidade para as crianças. O mais importante nesse momento é garantir os serviços essenciais para a população. E depois desta fase de organização, será possível fazer um planejamento para que, nos próximos anos, a festa possa voltar a ser realizada. Para isso, vamos desenvolver um projeto específico para que tenhamos recursos para realizar o evento e manter viva a tradição do Carnaval de Janaúba.
Um Carnaval bem realizado se transforma em atração turística e aquece o comércio local. É isso que faremos nos próximos anos.

Júnior Brandão – Foi díficil tomar esta decisão?
Yuji – Sim. Foi uma decisão muito difícil. Mas é preciso ter coragem para enfrentar situações complicadas com seriedade, responsabilidade, honestidade e respeito com a população. Este é o pensamento deste novo Governo Municipal. A não realização do Carnaval foi uma decisão necessária e acertada, por isso, contamos com o apoio e a compreensão, de cada cidadão e, principalmente, da juventude. As decisões, de hoje, são para que tenhamos resultados melhores amanhã.


Júnior Brandão - Qual será a sua estratégia de relacionamento com a Câmara Municipal?
Yuji – Vamos buscar uma parceria fundamentada na busca do que é melhor para Janaúba. Enviaremos à Câmara Municipal somente propostas que contemplem, de forma positiva, o bem comum. O relacionamento com o Legislativo será pautado pela seriedade e será excelente pois se trata de um poder composto por pessoas sérias que estão na busca de objetivo comum que é o desenvolvimento de Janaúba.
O relacionamento a ser estabelecido com a Câmara de vereadores deve ser desprendido do jogo partidário que apenas compromete o desenvolvimento da cidade e os interesses da população.

Júnior Brandão - E como o senhor irá tratar a saúde?
Yuji – A nossa intenção é dedicar uma atenção muito especial para a saúde. O secretário, Dr. Carlos Eugênio Ribeiro, que é uma pessoa muito respeitada e competente, está fazendo um planejamento para que possamos implantar as mudanças necessárias e melhorias nos serviços públicos de saúde.
Sei que é necessária uma boa atividade gerencial dos recursos públicos e uma eficaz atividade política do atual gestor com os demais municípios do entorno de Janaúba. Nossa cidade é polo regional, de modo que o município tem realizado atendimento à saúde para todos os municípios do entorno sem qualquer contrapartida dos mesmos. Na atualidade, os hospitais de Janaúba têm atendido pacientes de mais de 16 cidades que compreendem a Serra Geral. Os recursos municipais são limitados para tamanha demanda, razão pela qual será primordial a atuação política do gestor junto aos demais municípios e o Governo do Estado.

Júnior Brandão - E com relação à segurança e à recuperação de drogados. Qual será a sua atitude?
Yuji – Esta é uma tarefa que envolve esforços conjuntos e coordenados das Secretarias de Promoção Social, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e outras instituições. A prefeitura também será uma grande parceira das polícias, somando esforços no combate à violência e à criminalidade. Vamos investir em cursos profissionalizantes, elevação da escolaridade e oportunidades de emprego para tirar os jovens da marginalidade. Também é preciso levar assistência às famílias que sofrem com o problema das drogas.

Júnior Brandão - Como será o seu relacionamento com os deputados que o apoiaram durante a campanha?
Yuji – Vamos trabalhar juntos para a aprovação de projetos para Janaúba e região, buscando recursos e investimentos, numa união de forças. Queremos que a cidade ocupe cada vez mais o seu espaço de cidade como polo regional.
E os deputados que tiveram votos em Janaúba serão procurados, pois é com o apoio de cada um deles que conseguiremos mais recursos para investir em áreas importantes do município.

Júnior Brandão - A população espera mudança e inovação? Já sabe o caminho para isso?
Yuji – Vamos seguir o caminho da humildade, da seriedade, da honestidade, da transparência, do planejamento e da vontade de trabalhar. Queremos uma Janaúba mais bonita, mais segura e mais feliz para as famílias. E para isso, não faremos nada sozinhos, a população estará conosco. Temos a humildade de saber ouvir e consultar cada segmento social para desenvolver, de forma democrática, ações para a segurança pública, para a saúde, a educação, a infraestrutura urbana, a agricultura, a assistência social, o turismo e a geração de empregos, colocando a cidade no caminho do desenvolvimento.

Júnior Brandão – Quais são as suas considerações finais?
Yuji - Fui eleito prefeito de Janaúba e quero trabalhar para todos. As eleições terminaram no dia 7 de outubro do ano passado. Hoje sou prefeito de toda a população. E é com este pensamento que quero administrar nossa cidade, independentemente de partido político. Janaúba precisa ser repensada e, junto com minha equipe, estamos criando uma nova filosofia de trabalho. Queremos administrar com humildade, mas sem perder a determinação. Queremos administrar com honestidade e transparência, mas sem perder o compromisso de criar alternativas para o desenvolvimento.
Essa é a oportunidade que tenho para devolver a Janaúba o que ela me proporcionou. E vou fazer isso, com o coração aberto, com vontade, com muito trabalho e com o apoio do povo, se Deus quiser.


Fonte:Jornal Minas Notícias (Coluna de Júnior Brandão)