Saúde agiliza atendimento a casos de AVC

Sábado 18/02, Janaúba foi sede de oficina de capacitação de médicos e enfermeiros que atuam em hospitais, onde foi abordado sobre o projeto, fluxos e protocolos de atendimento de pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em hospitais e serviços da atenção básica de saúde. E para disponibilizar esses serviços para a população, está sendo construída a Rede AVC no Norte de Minas.

Que será operacionalizada da seguinte forma: com a definição dos fluxos e protocolos, as pessoas vítimas de AVC serão avaliadas por médicos do Samu e, caso necessário, serão encaminhadas para realização de exames de tomografia em hospitais de referência. Profissionais de saúde do hospital enviarão as imagens da tomografia para a unidade de AVC, instalada na Santa Casa de Montes Claros e um neurocirurgião avaliará se o paciente deverá ou não ser transferido para ser submetido a cirurgia. A previsão é de que, com a implantação da Rede AVC, o tempo de internação dos pacientes que atualmente dura em média nove dias, seja reduzido para três dias.

Essa nova metologia possibilita agilidade no atendimento, precocidade no diagnóstico e consequentemente redução de sequelas e morte causadas pelo AVC.

Durante a reunião o coordenador médico do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Daniel Silva Ramos, destacou a importância da implantação da Rede na região, levando-se em conta que se trata de uma doença que se constitui numa das principais causas de mortes em todo o mundo. Em média, por ano somente o Samu atende cerca de mil pessoas vítimas de AVC.

REDE

A implantação da Rede AVC está sendo viabilizada com aporte de aproximadamente R$ 1 milhão disponibilizado pelo Rotary International. O projeto foi elaborado pelo governador do Distrito 4760 do Rotary, Alexandre Pires Ramos, em parceria com a Santa Casa de Montes Claros que está preparando ala de 20 leitos para atendimento de pessoas vítimas de acidente vascular cerebral.

Em Janaúba, os serviços funcionarão no Hospital Regional e os profissionais já foram qualificados.

O evento de capacitação ocorrido neste município teve a participação de mais de 250 pessoas da região, foi realizado pelo Samu e pelo Rotary, com apoio da prefeitura de Janaúba.