Notícias

Obra de tubulação do perímetro Gorutuba deve ser reiniciada em fevereiro

A presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Kênia Marcelino, anunciou na tarde desta terça-feira 31/01, durante visita a Janaúba e Nova Porteirinha a autorização do reinício das obras de substituição dos canais por tubulação do Perímetro de Irrigação Gorutuba.A obra foi iniciada em 2015, mas estava paralisada há mais de um ano. A presidente acredita que ainda esse mês os trabalhos sejam retomados.

Estudos apontam que, depois de concluídos os serviços, haverá uma redução de 35% aproximadamente, no consumo de água no perímetro irrigado, isso por conta do desperdício, evaporação e também pela precisão na distribuição.

A autorização ocorreu em reunião no auditório da Epamig, em Nova Porteirinha, onde participaram prefeitos da região e produtores, quando a presidente Kênia Marcelino e o superintendente estadual da Codevasf, Rodrigo Rodrigues, assinaram a autorização de reinício das obras. Kênia Marcelino participou da soltura de cinco mil alevinos de espécies nativas curimatã e pacu, na barragem do Gorutuba, que é fonte hídrica do projeto público de irrigação Gorutuba.