Notícias

Janaúba sedia seminário de lançamento do Programa “Cultivar, Nutrir e Educar”

Roberta Bertolusci

Promover a educação alimentar e nutricional e fortalecer a alimentação escolar. Este é o foco do programa “Cultivar, Nutrir e Educar” que irá apoiar a produção, beneficiamento e comercialização de alimentos da agricultura familiar para o abastecimento das escolas públicas do Estado. O projeto do Governo de Minas Gerais foi apresentado oficialmente durante o Seminário Regional de Lançamento do Programa Estruturador “Cultivar, Nutrir e Educar”. O evento sediado em Janaúba, nos últimos dias 3 e 4 de abril, no auditório da empresa Brasnica, reuniu representantes de 16 municípios selecionados na região norte-mineira.
Realizado pelo Governo do Estado, através do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS) e por meio da Secretaria Estadual de Saúde, o seminário regional teve como finalidade apresentar o programa e orientar sua implementação nas cidades contempladas: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Verdelândia.
O evento teve a participação da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires, do subsecretário de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edmar Gadelha, do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, Dom Mauro Morelli, do prefeito de Janaúba Yuji Yamada, na qualidade de anfitrião, e da secretária executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Gerente do Programa Estruturador “Cultivar, Nutrir e Educar”, Jacqueline Junqueira.
A programação foi marcada por palestra ministrada por Dom Mauro Morelli que abordou a temática “Binômio Educação e Nutrição: Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária”, apresentação geral do programa “Cultivar, Nutrir e Educar” e esclarecimentos feitos pela gerente do programa Jacqueline Junqueira, participação do Comitê Gestor local de Janaúba, relatando a experiência no município e, em seguida, divisão em grupos de trabalhos e oficinas técnicas com enfoque no processo da alimentação escolar, projeto de fortalecimento da Agricultura Familiar para o abastecimento alimentar e estratégias nutricionais de promoção à saúde.
O “Cultivar, Nutrir e Educar”, criado pelo Governo Estadual para garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária para os alunos da rede pública de Ensino do Estado, articula projetos das secretarias estaduais de Educação, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria Estadual de Saúde.