Prefeito Yuji participa de audiência pública que solicita retomada das obras das Escolas Técnicas do programa Brasil Profissionalizado

O prefeito Yuji Yamada participou nesta última semana de uma audiência pública realizada em Brasília (DF) no gabinete do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo da participação do prefeito neste encontro foi solicitar, junto com os demais participantes da audiência,  a retomada das obras das Escolas Técnicas do programa Brasil Profissionalizado. Também estiveram na reunião, os deputados federais, Saraiva Felipe e Reginaldo Lopes, do Pró – Reitor da Unimontes (que administra a Escola Técnica), Roney Versiane, do Subsecretário de Estado de Ensino Superior, Márcio Rosa, além dos prefeitos de Espinosa, Monte Azul e Taiobeiras.

Iniciativa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Brasil Profissionalizado busca o fortalecimento do ensino médio integrado à educação profissional nas redes estaduais de educação profissional.  Entretanto, as obras em Janaúba, entre outros municípios, permanecem paradas. A construção de escolas técnicas do Programa Brasil Profissionalizado é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Unimontes. O programa envolve recursos da ordem de R$ 96 milhões, sendo R$ 33 milhões de investimentos do Governo do Estado até 2017. As prefeituras participam com a doação de terrenos e terraplenagem.

Durante a audiência os presentes trataram da necessidade de retomada das obras tendo em vista a importância do programa para toda a região. Em Minas Gerais, o Brasil Profissionalizado, que ofertará cursos técnicos para aproximadamente 1,2 mil alunos em cada unidade, contemplará 13 cidades de Minas Gerais. Ao final do encontro, o Pró-Reitor da Unimontes, Roney Versiane, esclareceu que ficou definido que o FNDE irá liberar os recursos para conclusão das obras em andamento e início das obras iniciadas. “O FNDE afirmou que irá liberar os recursos para início e término das sobras do Brasil Profissionalizado. Nesse sentido, elas serão relicitadas e a expectativa da Unimontes é de que as obras sejam reiniciadas em meados de agosto”, explicou o Pró - Reitor.

Ainda segundo Roney Versiane, no caso da obra de Janaúba, a Escola Técnica no município deverá ser finalizada até a metade do próximo ano. “Acreditamos que, como a perspectiva para a duração para conclusão desta obra é de aproximadamente um ano, dando tudo certo, e a obra sendo reiniciada agora em  agosto teremos a Escola finalizada em setembro de 2017, dada a manutenção dos fluxos financeiros”, concluiu. Para o prefeito Yuji Yamada, a retomada deste trabalho é de extrema importância para cidade tendo em vista que o programa  atua no fomento de ações que visam à expansão, ampliação e modernização das escolas das redes estaduais de Educação Profissional e Tecnológica, com a finalidade de expandir e ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio, principalmente do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica. “Precisamos garantir que esta obra será finalizada para que, dessa forma, mais pessoas em nossa cidade sejam beneficiadas e tenham assim, acesso a profissionalização de qualidade”, afirmou o prefeito.