Notícias

Poder Público e Sociedade se unem no combate às drogas em Janaúba

iniciativa é da Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 26 de junho, foi comemorado o dia Internacional de combate às drogas. Para mobilizar a sociedade janaubense foram realizadas, durante a semana, ações educativas, com objetivo de conscientizar a população quanto a importância do combate a esse mal que rouba a paz, a saúde e a vida. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde.


No dia 23 de junho, foi realizada uma blitz educativa na Praça Cristo Redentor, com distribuição de panfletos informativos. E na terça-feira, 28 de junho, ocorreu uma caminhada com participação de alunos de escolas públicas e particulares, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Pastoral da Sobriedade, a Rede de Apoio Familiar Humanizado (RAFAH) e uma animada bateria formada por jovens da Igreja Batista. A caminhada culminou na Praça da Catedral com palavras dirigidas aos jovens pelo Pastor Chiquinho. Ele falou dos danos que as drogas trazem e os encorajaram a serem felizes sem elas. Lembrou que as drogas lícitas como o fumo e o álcool servem de canal para o uso de drogas ilícitas, portanto o melhor é evitar o primeiro contato.


No caso daqueles que já são usuários e que desejam  o tratamento a Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba disponibiliza o atendimento, com uma equipe formada por psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, assistente social, entre outros profissionais, através do CAPS AD, para adultos, localizado na Praça Justino Pereira de Brito, nº25 (Praça do Triângulo) Bairro Padre Eustáquio. Para crianças e adolescentes, o atendimento é através do CAPSi na Rua Ferrovia, 453 Bairro Padre Eustáquio.


A secretária de saúde de Janaúba, Dayane Cristina, destaca a importância do apoio da sociedade para o combate às drogas. “A caminhada conjunta do povo com o poder público só fortalece essa luta que, mesmo reforçada nessa semana de combate, deve ser contínua”, disse a secretária.