Notícias

Promoção Social realiza o II Fórum Comunitário Selo UNICEF

Durante o evento, ocorrido na quarta-feira, foram apresentadas ações estratégicas do município voltadas para a criança e o adolescente

Para fortalecer as políticas públicas do município destinadas à criança e ao adolescente, a Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria de Promoção Social e da Comissão Pró-Selo UNICEF, realizou, na manhã do dia 06 de julho, quarta-feira, o II Fórum Comunitário Selo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Município Aprovado, edição 2013-2016. Durante o evento, ocorrido no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), foram expostos em estandes as ações estratégicas feitas pelo município através das secretarias de Promoção Social, Educação e Saúde, e realizada uma assembleia, na qual foi apresentado, além das ações, um diagnóstico atualizado e um plano de ação municipal, geridos pelo articulador do selo no município, Rodrigo Castro. 


Participaram do evento, o secretário municipal de Promoção Social, Euler Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  (CMDCA), Dênisson Araújo, o secretário municipal de obras, Domingos Pereira, o articulador do selo em Janaúba, Rodrigo Castro, a coordenadora pedagógica e representante da Secretaria de Educação, Izaltina Ferreira, o vereador Adauri Cordeiro, além de outras autoridades, crianças e adolescentes, sociedade civil e conselheiros do município


O primeiro fórum foi realizado no município no ano de 2014, no qual foi apresentado à população que Janaúba havia aderido a concorrer à aprovação do Selo UNICEF. Foi mostrado um diagnóstico do município do início do processo, e executados grupos de trabalho, nos quais foram estudadas e deliberadas propostas que seriam realizadas dentro da vigência dessa campanha.


Segundo o secretário, Euler Rodrigues, a criação do Selo é um modo de equacionar uma deficiência que existe em nosso país. “Ocorre uma desigualdade quando trata da criança e do adolescente em relação aos municípios do semiárido. Outras regiões têm uma diferença muito grande. Nossos índices são maiores em evasão escolar, na gestante que não faz o pré-natal, na mortalidade infantil. E o Selo permite que o município passe a conhecer esses números, e através de alguns eixos e metas a serem cumpridas, esses números passam a mudar”, explicou Euler em sua fala.


O presidente CMDCA, Dênisson Araújo, falou sobre a importância do conselho nas discussões das políticas voltadas à criança e ao adolescente. “No contexto em que vivemos hoje, essa discussão é uma prioridade. E para Janaúba, a conquista desse selo vai inaugurar uma nova fase dessa política da criança e do adolescente”, disse o presidente.  


O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes. A ação contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, e reduza as disparidades regionais, de modo que promova avanços na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Iniciado em 1999, no Ceará, o Selo UNICE chegou à Paraíba, em 2004, até que, em 2005, se expandiu para todo o semiárido, que é onde Janaúba se localiza. A UNICEF incentiva e apoia gestores municipais, sociedade civil e empresas, para que executem ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, com o objetivo de melhorar a situação de vida de crianças e adolescentes.