Cidade de Janaúba conquista Prêmio que reconhece trabalho realizado pela Casa do Empreendedor

Janaúba ganhou o prêmio na categoria Implementação e institucionalização da Lei Geral e teve o trabalho da Casa do Empreendedor reconhecido em todo o Estado.

O SEBRAE Minas entregou na noite de quarta-feira, 27 de abril, o Prêmio Prefeito Empreendedor Juscelino Kubitscheck (PSPE) 2016. Em sua nona edição, a entidade premiou oito cidades mineiras em solenidade realizada na sede do SEBRAE, em Belo Horizonte. Participaram dessa edição, 184 projetos que foram inscritos por municípios mineiros, sendo que desses, trinta foram selecionados chegando assim a fase final da competição. Entre os oito vencedores, está a cidade de Janaúba que ganhou o prêmio na categoria Implementação e institucionalização da Lei Geral e teve o trabalho da Casa do Empreendedor reconhecido em todo o Estado.

A Lei Geral do município já existia e a primeira providência foi nomear a Agente de Desenvolvimento (AD) para ajudar a tirá-la do papel. Em julho de 2014, o município implementou a Casa do Empreendedor que é vinculada à Secretaria de Planejamento e com seu orçamento garantido no Plano Plurianual (PPA) municipal. A casa hoje conta com uma equipe de oito ADs responsáveis pelo atendimento aos empreendedores e agricultores, além de parceiros como SEBRAE, Conselho Regional de Administração, o Banco do Nordeste, para orientações sobre linhas de crédito, e convênio com universidades, para receber estagiários de ensino superior.

Todo o processo de compras foi adequado à legislação de apoio aos pequenos negócios e, a cada processo licitatório, a equipe apoia os empreendedores na coleta de documentação. A Casa do Empreendedor hoje é também responsável por apoiar os agricultores familiares em todo o trâmite legal e tributário e capacitá-los para que forneçam à prefeitura, além de sensibiliza-los sobre a importância do associativismo.

Para receber o prêmio, o Prefeito Yuji Yamada participou do evento acompanhado por uma comitiva formada por colaboradores da Casa do Empreendedor, assessores e servidores municipais que atuaram diretamente para a conquista do prêmio. Na ocasião, Yamada fez questão de agradecer a todos que se envolveram nessa ação que traz, desde 2014, ano de fundação da Casa do Empreendedor, resultados extremamente importantes para Janaúba. “Esse prêmio é resultado do esforço e da dedicação de todos que trabalham para o funcionamento da Casa do Empreendedor. Cada colaborador contribui significativamente para que os nossos empreendedores sejam atendidos de forma eficaz e possam assim, crescer em seus negócios. Sem o trabalho de todos os envolvidos, não teríamos esse reconhecimento. Por isso, esse prêmio não é meu, e sim de todos os profissionais que trabalham com competência e determinação para que Janaúba se desenvolva cada vez mais,” afirmou Yuji.

Em sua nona edição, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, realizado a cada dois anos, visa reconhecer os prefeitos que mais estimulam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) em seus territórios. Entre os quesitos analisados incluem-se aqueles que contribuíram efetivamente para a redução da burocracia, ampliação das compras públicas e formalização dos pequenos negócios. “Não dá para pensar em desenvolvimento se não pensarmos no crescimento dos municípios. Por isto, a importância de termos as cidades conosco neste Prêmio. Afinal, quando elas se inscrevem, provam que estão trabalhando em favor dos pequenos negócios, que representam 99% do conjunto das empresas brasileiras”, assinalou o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.