Notícias

Janaúba realiza Fórum Municipal de Cultura

Roberta Bertolusci

Traçar o diagnóstico da cultura local, levantar demandas e definir o calendário cultural de Janaúba. Este foi o propósito do Fórum Municipal de Cultura, realizado no último dia 23 de março, no auditório da Brasnica. O evento reuniu artistas das artes plásticas, da música, do teatro, da literatura, do artesanato, promotores de eventos, dentre outros representantes da classe artística e cultural da cidade. Também estiveram presentes o prefeito Yuji Yamada, a secretária de Planejamento, Débora Mello, e o diretor municipal de Cultura, Ney Barbosa, que promoveu o fórum com foco no planejamento de ações e união de forças em prol da valorização da cultura.


A iniciativa contou com a parceria do SEBRAE, representado pelo gestor na microrregião, Jadilson Borges, que falou sobre empreendedorismo e geração de renda a partir das potencialidades culturais e turísticas de Janaúba. Segundo ele, é preciso vontade de fazer, capacidade, coragem e organização. “A melhor forma é fazer com o outro para dividir resultados. É preciso juntar pessoas para fazer as coisas acontecer. O interesse é coletivo”, enfatizou o gestor do SEBRAE, estimulando o envolvimento de todos no planejamento de ações voltadas para o fortalecimento da cultura local, em suas diversas modalidades.


O diretor municipal de Cultura, Ney Barbosa, frisou o interesse da prefeitura em apoiar e incentivar os projetos culturais. “Mas a prefeitura não pode fazer nada só, vamos trabalhar de mãos dadas, ouvindo as demandas, planejando e desenvolvendo projetos que engrandeçam a cultura local, valorizando e descortinando nossas riquezas culturais”, ressaltou ao agradecer a presença de todos os participantes do fórum que foi dividido em dois momentos: apresentação dos objetivos do evento, pronunciamentos, palestra, e, em seguida, grupos de trabalhos para discussão, planejamento e definição do calendário cultural.