GINCANA MOBILIZA ESCOLAS DE JANAÚBA PARA O COMBATE AO MOSQUITO, TRANSMISSOR DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS.

O objetivo do evento foi mobilizar os participantes sobre a necessidade de prevenção ao mosquito Aedes agypti.

A Campanha Janaúba Contra a Dengue Compromisso de Todos não pára. Desta vez, através de uma parceria da Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde com o CrediAmigo, a campanha promoveu uma gincana, entre escolas da cidade. O objetivo do evento foi mobilizar os participantes sobre a necessidade de prevenção ao mosquito Aedes agypti, sensibilizando para recolhimento de recipientes que acumulam água e que sejam possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Participaram da gincana as Escolas Diva Pinto, Herogina Ferraz, Nhá Gui Azevedo e Barão de Gorutuba.

Promovida no dia 22 de março de 2016, Dia Mundial da Água, a gincana oportunizou a comemoração da data, salientando a necessidade da preservação do Rio Gorutuba. Por meio de explicações, os presentes puderam entender a necessidade de manter o rio limpo, descartando corretamente materiais que, além de poluir as águas do rio, possam servir de criadouro do mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A realização da gincana contou ainda com o apoio das Equipes de Saúde da Família e de Agentes de Controle de Endemias. A atividade também recebeu o apoio do PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade, da Polícia Militar, do comércio local, através da Drogaria Rodrigues e Supermercado Carvalhais além da imprensa que esteve presente.

Durante esta ação, foram recolhidas nas escolas 7.100 garrafas pets, 21 pneus, entre outros recicláveis como latas e papelão. Todo o material recebido foi doado para ASCAJ – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba a fim de que os associados possam gerar renda através da reciclagem. Segundo a Coordenadora de Educação em Saúde E Mobilização Social – SMS, Idalice Martins, “houve um grande envolvimento dos alunos que apresentaram que produziram e apresentaram paródias e poesias sobre o tema: Janaúba Contra a Dengue Compromisso de Todos”.  Pipoca, algodão doce e brincadeiras fizeram a alegria dos participantes. A classificação e premiação das escolas foi pela quantidade de material recolhido, sendo: 4º lugar E. E. Barão de Gorutuba, 3º lugar E. E. Nhá Gui Azevedo, 2º lugar E. M. Herogina Ferraz e 1º lugar E. E. Diva Pinto. Mas independente do resultado, todos se sentiram vencedores, pois o combate ao mosquito Aedes aegypti foi o objetivo comum.