APÓS REIVINDICAÇÃO FEITA PELO PREFEITO YUJI YAMADA, SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE LIBERA REPASSE DE R$ 100 MIL AO HOSPITAL REGIONAL

No dia 24 de fevereiro o Prefeito Yuji Yamada e o Secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano participaram de uma audiência coletiva realizada na capital mineira, Belo Horizonte. O evento foi promovido pela AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene) que convocou os prefeitos das cidades polo do norte de Minas para uma audiência com o Secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira, com o propósito de apresentar a dificuldade dos hospitais micro e macrorregionais. A ocasião foi oportuna para que os municípios pudessem expor a real situação da saúde em cada cidade além de solicitar da Secretaria de Estado de Saúde (SMS) urgência no que diz respeito ao repasse de pagamentos de recursos para as cidades Norte mineiras.

Durante a audiência, no prédio Minas, da Cidade Administrativa, o prefeito Yuji Yamada, preocupado com a situação vivida e empenhado em trabalhar para a melhoria da saúde no município de Janaúba, colocou as dificuldades enfrentadas pelo Hospital Regional, destacando que, por ser um hospital regional é preciso ter um financiamento para suportar os mais de 5.000 atendimentos realizados mensalmente. Na oportunidade Yamada reivindicou o cronograma de pagamento dos recursos da Rede de Urgência e Emergência que estava em atraso desde janeiro. O prefeito Yujidisse ainda que Janaúba não pode pagar sozinha pelo atendimento de aproximadamente 50% dos atendimentos realizados no Hospital Regional os quais são de outros municípios.

Após a reivindicação feita o Secretário de Estado assumiu o compromisso de regularizar os repasses aos municípios, garantido que a Secretaria se esforçaria para atender as demandas apresentadas. O compromisso feito foi cumprido e, na segunda-feira, 29 de Fevereiro, o município de Janaúba recebeu o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais a parcela), parcela referente ao mês de janeiro cuja destinação é o Hospital Regional da cidade.Além da reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Gilson Urbano participou ainda, no período da tarde, de um encontro com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Álvares e o Governador Fernando Pimentel. O encontro discutiu políticas de enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika nos municípios. Os prefeitos e secretários presentes cobraram maior investimento na saúde e os recursos do plano de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti.

Em Janaúba o combate ao Aedes aegypti é realizado de forma intensa. Agentes de Endemias realizam visitas às casas dos janaubenses além de promover limpeza em lotes vagos da cidade. O objetivo é manter a cidade livre de focos do mosquito evitando assim que haja uma epidemia das doenças transmitidas no município. Mas, segundo Gilson Urbano, é válido lembrar que, a contribuição dos moradores é de extrema necessidade uma vez que a maioria dos focos está dentro das residências. “Essa é uma luta que deve ser de toda a comunidade. Para vencer o mosquito, precisamos ficar atentos aos detalhes dentro da nossa própria casa e assim, evitar focos de proliferação do Aedes aegypti”.