Notícias

PREFEITURA DE JANAÚBA INAUGURA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS

Com ampliação de serviços, Cidade de Janaúba se torna referência no tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis.


Os investimentos na Saúde em Janaúba não param de acontecer. Nesse mês de dezembro, várias ações têm sido realizadas a fim de melhorar o atendimento a população da cidade e municípios vizinhos. Na ultima quinta-feira, 17 de dezembro, o município inaugurou o Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CEREDI), que faz com que a cidade seja referência no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Situado no Bairro Padre Eustáquio, o CEREDI nasce da fusão do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que já atuava na cidade desde o ano de 2012, e do Serviço de Assistência Especializada (SAE), tendo como alicerce a promoção da vida e o respeito ao ser humano.


No espaço, os usuários da saúde são orientados quanto à prevenção das doenças, realizam testes rápidos, recebem aconselhamentos e, mediante diagnóstico, passam pelo tratamento adequado. O diferencial do Centro, é que agora a cidade conta com a Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), serviço de saúde que realiza a gestão e dispensação de medicamentos antirretrovirais para o atendimento dos usuários sob terapia (TARV), bem como seu acompanhamento e monitoramento, sem prejuízo à dispensação de outros medicamentos ou produtos. Antes, os pacientes necessitavam se deslocar para Montes Claros para receber os medicamentos, e agora, eles poderão se tratar em Janaúba, com mais conforto e qualidade.


As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são transmitidas, principalmente por contato sexual sem uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada. Essas doenças, quando não diagnosticadas e tratadas em tempo, podem evoluir para complicações graves levando a morte. Assim, o rapasse de informações a população quanto à necessidade de prevenir e tratar quando há a doença, é extremamente importante.


Durante a inauguração do espaço, o secretário Gilson Urbano ressaltou a necessidade de ampliação dos serviços no município. Gilson lembrou ainda que os profissionais da saúde trabalham para sensibilizar e esclarecer a sociedade quanto as Infecções Sexualmente Transmissíveis por meio de aconselhamentos populacionais específicos. “No mês de dezembro, em que se comemora o Dia Mundial da Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde desenvolve uma campanha com o tema central: AIDS Mata – Informação Salva. Nosso objetivo através dessa campanha é realizar ações diversas como palestras, caravanas multidisciplinares e capacitação da equipe de saúde para que o atendimento a população seja eficaz e eficiente”.