PREFEITURA DE JANAÚBA ENTREGA PRESENTES PARA A SAÚDE DO MUNICÍPIO DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO

Após o encerramento da campanha Novembro Azul, que pela primeira trouxe a temática Diabetes para o município, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, traz para a população, a campanha Dezembro Dourado. Através da promoção de uma série de ações voltadas para a área da saúde, a campanha tem como objetivo, sensibilizar as pessoas para práticas mais humanas, com benefícios que vão desde a melhoria no clima organizacional das empresas, dos serviços públicos da saúde, à vida pessoal, fundamentalmente contribuindo para a não-violência.

As ações do Dezembro Dourado iniciaram no dia sete deste mês e seguem até o final do ano. Esse período será marcado pelos vários eventos nos quais o município entregará equipamentos, obras, serviços, veículos e celebrá a vida com atividades de prevenção e promoção da saúde. O lançamento do Dezembro Dourado foi realizado na Unidade Básica de Saúde Oscar Porto. Na ocasião, a Prefeitura entregou câmaras frias para as salas de vacinas da cidade, garantindo maior qualidade e segurança dos imunobiológicos. Antes, as vacinas ficavam guardadas em geladeiras adaptadas. Agora, elas estão devidamente condicionadas proporcionando mais segurança para a população.

Dando sequência as ações a Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 10 de dezembro, o lançamento da Caderneta Viver Melhor, que se trata de um calendário em que o usurário poderá anotar dados e informações a cerca de condições crônicas. A caderneta é uma peça importante no Programa Viver Melhor, que tem como intuito estabelecer uma linha de cuidado para portadores de condições crônicas, uma vez que possibilita o fortalecimento do vínculo do usuário com as equipes de Saúde da Família, permitindo o funcionamento eficaz e humanizado do atendimento.

Segundo o Secretário de Saúde Gilson Urbano, a questão chave da campanha é fazer uma gentileza por dia. É ver na dor do outro a nossa própria dor e assim entender qual é a dimensão do cuidar das pessoas. “Vivemos os extremos da vida humana, choramos quando uma vida se foi cedo demais e nos alegramos quando da cura e reabilitação de nossos usuários, proporcionando-lhes maior qualidade de vida. Por isso criamos a Campanha Dezembro Dourado como reafirmação da vocação dos serviços de saúde na prevenção, promoção e vigilância, cuidado e recuperação com compromissos renovados pela qualidade de vida, cultura de paz e não-violência.”

Obras e serviços

Neste Dezembro Dourado a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, fará a entrega do CAS – Central de Atendimento da Saúde à comunidade Gorutubana. Este é um novo serviço que conta com espaço físico totalmente adequado e com garantia de acessibilidade física e motora para o atendimento aos usuários de tratamento fora do domicílio – TFD e dos serviços de assistência farmacêutica especializada – AFE – Medicamos de alto custo e especiais. Uma equipe multidisciplinar e qualificada e instalações adequadas e humanizadas viabilizarão atendimentos acolhedores e humanizados.

Veículos e repasses de recursos financeiros para o componente hospitalar do programa Mãe Gorutubana serão destinados ao Hospital FUNDAJAN e equipamentos para o Hospital Regional. A população da Serra Geral receberá ainda, o CEREDI - Centro de Referência em Doenças Infecciosas, que nasce como uma proposta multidisciplinar e como espaço permanente de apoio às escolas, faculdades, universidades, empresas e serviços de saúde como forma de ampliar o processo de prevenção às DST/AIDS/Sífilis/Hepatites Virais e fundamentalmente à promoção da vida e do respeito ao ser humano. A área odontológica receberá equipamentos novos. Já a assistência ao pré-natal, insumos e equipamentos serão destinados ao combate e controle do mosquito Aedes aegypti (causador da dengue/chikungunya/zicavírus).