COMITIVA DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DE JANAÚBA PARTICIPA DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE EMPREENDEDORISMO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Janaúba, João Carlos Barbosa Santos (João Coragem) e a agente de desenvolvimento do município, responsável pela Casa do Empreendedor, Iolanda Barbosa, participaram, nos dias 23 e 24 de novembro, de uma comitiva à Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. A viagem foi organizada pela Agência de Desenvolvimento da Serra Geral (ADESEG) e pelo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Minas) e possibilitou a integração de prefeitos, secretários, vereadores e representantes da região da Serra Geral que participaram de uma comitiva especial à cidade carioca.

Entre os objetivos da visita a Três Rios, estava à necessidade de conhecer de perto as práticas de empreendedorismo feitas na administração do prefeito Vinícius Medeiros Farah, reconhecidas em todo o país. Vinícius Medeiros foi por duas vezes consagrado Prefeito Empreendedor pelo SEBRAE em virtude do trabalho feito no município em prol dos pequenos empreendedores. Na ocasião, os integrantes da comitiva da Serra Geral assistiram a palestras com a equipe da prefeitura de Três Rios e orientações de Farah sobre como promover o empreendedorismo e transformar um município em uma cidade empreendedora.

Em Janaúba, ações voltadas para os microempreendedores são feitas através da Casa do Empreendedor que desde 2013 está instalada na cidade. Desde sua criação, a Casa do Empreendedor já contribui para que mais de 1700 janaubenses, pudessem formalizar os seus negócios. Além da formalização, o espaço oferece aos empreendedores, capacitações profissionais que auxiliam na estruturação dos negócios. As associações também recebem apoio na casa. Ao todo, 30 entidades já foram capacitadas e tiveram suas atividades normalizadas.

Para o secretário João Coragem, conhecer casos de sucesso, como o do prefeito de Três Rios, contribui para que novas ações sejam implantadas na Casa do Empreendedor. Além disso, permite a troca de experiências e conhecimentos.  “Conhecer modelos de gestão que deram certo em outros municípios contribui para que possamos aperfeiçoar cada vez mais, o nosso trabalho. Mais do que uma troca de experiências com outros gestores, essa viagem oportunizou novos conhecimentos que, aplicados ao município irão promover o crescimento econômico de Janaúba e dos demais municípios que compõem a Serra Geral”, explica João.