1º DE DEZEMBRO: DIA DA LUTA CONTRA A AIDS

No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia da Luta Contra a AIDS, e para celebrar a data, a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará atividades com intuito de informar e conscientizar a população sobre a doença. As atividades ocorrerão em diversas frentes, tais como: Palestras, caravanas multidisciplinares nas escolas da cidade, capacitação da equipe de saúde e a inauguração do CEREDI – Centro de Referência em Doenças Infeciosas.

O DIA - O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído no final dos anos 80 pela Organização Mundial da Saúde (ONU) como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo é relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, além de aumentar a compreensão sobre a síndrome. Este ano a Secretaria de Saúde desenvolverá a campanha como tema central: AIDS MATA – INFORMAÇÃO SALVA.

Como se vê, o tema central se voltará prioritariamente para o público jovem, entre 14 e 22 anos. Notadamente é entre os jovens que mais cresce o número de casos novos. Contudo, o tema AIDS ainda é um tabu e a equipe de Saúde desenvolverá a temática em uma linguagem que aproximará os jovens, educadores e serviços de saúde. A campanha contará com a entrega de preservativos, orientações, informações e orientações da equipe multiprofissional e interdisciplinar.

O CEREDI nasce como uma proposta multidisciplinar e como espaço permanente de apoio às escolas, faculdades, universidades, empresas e serviços de saúde como forma de ampliar o processo de prevenção as DST/AIDS/Sífilis/Hepatites Virais e fundamentalmente a promoção da vida e do respeito ao ser humano.AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.

Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose e até alguns tipos de cânceres. Segundo a Direção do Programa de AIDS das Nações Unidas (Unaids), o Brasil tem uma resposta muito boa no que diz respeito ao tratamento e aos medicamentos disponíveis, a discriminação das populações mais vulneráveis continua sendo um desafio. Muitas pessoas morrem sem sequer saber que têm a doença. Elas têm medo de fazer o teste, de perder a família, os amigos, o emprego... E acabam chegando muito tarde ao tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba e a Equipe do CEREDI conclama a todos: Vamos juntos vencer o preconceitos através da informação, pois só o conhecimento pode salvar vidas.