Notícias

JANAÚBA É RECONHECIDA COMO CIDADE MODELO NO SETOR DA EDUCAÇÃO

Mais uma vez a educação no município de Janaúba se destaca em Minas Gerais

Mais uma vez a educação no município de Janaúba se destaca em Minas Gerais. Na ultima quinta-feira, 25 de novembro, a cidade recebeu a visita de duas pesquisadoras do INSPER, instituição sem fins lucrativos de ensino superior e pesquisa,  que vieram ao município para conferir o trabalho e os resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Educação. A cidade de Janaúba foi reconhecida por implantar e manter as ações do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) nas escolas municipais, o que tem trazido resultados significativos para o setor e principalmente, para as crianças janaubenses.  Recepcionadas pela Secretaria Municipal de Educação, Maria Marta Guimarães, pelo prefeito Yuji Yamada, pelo Chefe de Gabinete Paulo Nunes e pela Coordenadora do PIP, Maria Verônica as pesquisadoras conheceram de perto, algumas das 13 escolas em que o programa é executado.


O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) foi criado no ano de 2007 através de uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e tem como finalidade, melhorar a eficiência do ensino fundamental, por meio de intervenções pedagógicas que garantam a elevação dos índices de desempenho dos alunos do 6º ao 9º ano, com foco em língua portuguesa, matemática e ciências. Através desse programa, o analista educacional realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento das escolas com o objetivo de orientar o plano pedagógico quando necessário, propor estratégias de intervenções, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino.


 A indicação do município de Janaúba como cidade modelo nesse projeto foi feita pela ex Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Educação, da Secretaria de Estado de Educação, Maria das Graças Bittencourt que atuou no Governo Passado, quando o programa foi implantado no Estado de Minas. Mediante a mudança de Governo, a Secretaria Municipal de Educação de Janaúba deu continuidade ao programa uma vez que, em outros municípios mineiros, ele deixou de ser executado.


A pesquisadora Caroline Moron falou sobre o objetivo da visita e a importância de Janaúba ter se tornado modelo no que se diz respeito a esse programa. “O objetivo da nossa visita vai além de apenas conhecer o trabalho que é feito na cidade uma vez que ele está inserido em projeto maio. Através do apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) estamos mapeando políticas publicas inovadoras como modelo de gestão. Em Janaúba encontramos resultados condizentes com nossos objetivos e que devem servir de modelo para outras cidades.”


Sobre esse reconhecimento, Maria Marta Guimarães lembrou que todos esses resultados são possíveis graças ao apoio e a dedicação da equipe de colaboradores que trabalham na educação. “Estamos alcançando bons resultados em virtude da dedicação e da competência dos nossos professores que junto a nossa equipe pedagógica não medem esforços para tornar a educação de Janaúba referência em Minas, como estamos vivenciando nesse momento. Graças ao trabalho desses colaboradores, nossas crianças têm sido assistidas com qualidade e continuamos avançando no que se refere ao crescimento e desenvolvimento de Janaúba.”