PREFEITURA DE JANAÚBA APRESENTA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL – QUALIDADE DE VIDA: AGIR HOJE PARA MUDAR AMANHÃ

O evento foi lançado tanto para imprensa quanto para a sociedade em uma série de ações

A Prefeitura Municipal de Janaúba, através daA Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, por meio do Centro Viva Vida/Hiperdia lançou a Campanha NOVEMBRO AZUL QUALIDADE DE VIDA: “AGIR HOJE PARA MUDAR O AMANHÔ, que pela primeira vez, em Janaúba, traz como tema a prevenção e o cuidado com o Diabetes. O evento foi lançado tanto para imprensa quanto para a sociedade em uma série de eventos que tiveram como intuito, sensibilizar a população quanto a necessidade de cuidar da saúde.

Na sexta-feira, seis de novembro, a Secretaria recebeu os jornalistas da cdidade para uma coletiva de imprensa. Participaram desse momento, o Prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o Secretário Municipal de Saúde o Sanitarista Gilson Urbano, o Médico Endocrinologista e Prof°. Dr. Fadlo Fraige Filho, Presidente da FENAD – Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes e o Oftalmologista Prof°. Dr. Paulo Henrique Morales da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.  Durante o encontro, o secretário pode apresentar a proposta da Campanha Novembro Azul, bem como a escolha pelo tema diabetes, diferenciando a campanha das demais que são promovidas em todo o país e que tem como foco o câncer de próstata.

“Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Entretanto, essa campanha também tem como foco, a prevenção e cuidado com o diabetes, uma vez que em 14 de novembro, comemora-se o dia mundial do diabetes,  e por isso, Janaúba realiza, pela primeira vez, uma campanha votlada para essa questão na cidade”, explicou Gilson.  A campanha, ainda segundo Gilson Ubrnao, tem três vertantes: qualificar o profissional da saúde para que ele tenha domínio sobre a temática; buscar e rastrear a doença através de exames, orientações e palestras voltadas para empresas da cidade e região; e realizar a mobilização política, cujo objetivo é captar recursos para que haja a oferta da carteira de serviços para toda a poplução.

Para o Endocrinologista Fadlo Fraige, essa é uma iniciativa loulvável uma vez que através do apoio da mídia e de campanhas eductaivas, as pessoas podem ter acesso a importantes informações sobre a doença. “O diabetes é uma doença que causa muitos impactos na saúde contudo, não recebe ainda a atenção necessária das pessoas. Ainda existe a falta do cuidado e do controle por parte da população. Hoje, temos no mundo, 350 milhões de pessoas com diabetes e outras 430 milhões com fatores de risco para desenvolver a doença. Por isso, é extremamente necessário que haja projetos como este que conscientizam e divulgam para a população a importancia de se previnir e cuidar da doença”.

O Ofatalmologista Paulo Henrique Morales ressaltou que a populção precisa conhecer a doença (origem, causas e consequências) para poder atuar na prevenção e no cuidado, quando o diabetes for diagnosticado. Segundo o médico, “temos que superar barreiras e quebras preconceitos com foco nesta doença que é crônica e age de forma silenciosa”. Paulo lembrou que existem hoje cursos voltados para a formação de profissionais da saúde nesta área com a finaldiade de capacitar os médicos para que eles estejam aptos a atuar contra a doença. Em sua fala, o oftalmologista afirmou ainda que “para que os números realacionados a doença diminuam, é preciso que haja a mudança de hábitos por parte da sociedade e uma interação entre os profissionais da saúde que trabalham com as implicações que a doença traz para a saúde do ser humano”.