PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DE CURSO DE EXTENSÃO ESPORTE NA ESCOLA EM JANAÚBA

Nos dias 22 e 23 de outubro a Prefeitura de Janaúba realizou através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Capacitação Permanente o “Curso de Extensão Esporte na Escola.” Este curso foi destinado a monitores do Programa Mais Educação do Macro campo Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e professores da disciplina de Educação Física da rede municipal de ensino de Janaúba. Também participaram do curso, professores dos municípios de Porteirinha, Jaíba, Verdelândia, Catuti, Rio Pardo de Minas e Nova Porteirinha. O curso aconteceu na Escola Madre Cândida Maria de Jesus, localizada no Bairro São Lucas.

Esta ação é em conjunta com Ministério do Esporte (ME), que através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), estabelecem uma parceria na qual o Programa Segundo Tempo/ME desenvolve uma proposta de esporte educacional, denominada Esporte da Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas, no Macro campo Esporte e Lazer do Programa Mais Educação/MEC. Essa parceria tem por objetivo integrar a política esportiva educacional com a política de educação, de forma a incentivar e universalizar a prática esportiva nas escolas.

Em Janaúba, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), atende diversas comunidades através da realização de práticas esportivas. O PELC é desenvolvido por intermédio do SNELIS e visa proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorecendo a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.