INCENTIVADOS PELA SECRETARIA DE AGRONEGÓCIOS, CATADORES DE JANAÚBA RECEBEM AULA DE ALFABETIZAÇÃO

As aulas acontecem três vezes por semana e tem como objetivo alfabetizar os catadores, uma vez que, a maioria deles não tem escolaridade.

Os catadores de material reciclável da Associação de Catadores de Janaúba (ASCAJ), ligada à Secretaria Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, da Prefeitura de Janaúba, participam de aulas de alfabetização, ministradas por cinco estagiárias de Pedagogia da Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Norte do estado (Cimos Norte), em parceria com a FAVAG e tem o apoio e incentivo da Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável.

Realizadas no galpão da ASCAJ, localizado na Rua Sinfrônio Cangussu, 81, Bairro Gameleiras, as aulas acontecem três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), das 11h30 à 13h30, e tem como objetivo alfabetizar os catadores, uma vez que, a maioria deles não tem escolaridade. Para iniciar esta ação, os catadores participaram de uma aula inaugural promovida no dia 14 de outubro.

Na ocasião, estiveram presentes a aula inaugural, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, acompanhado de secretários municipais, a coordenadora do Programa de Apoio a Projetos (Proap) do MPMG, promotora de Justiça Vanessa do Carmo Diniz, entre outras autoridades. Na ocasião, o Prefeito Yuji falou sobre a importância desse trabalho e lembrou que essa é mais uma ação que o município desenvolve para apoia os catadores. Yuji lembrou ainda que, “essa iniciativa implica no resgate da dignidade, oferecendo aos catadores uma oportunidade de obterem escolaridade, para se sentirem valorizados”.