PREFEITURA DE JANAÚBA INCENTIVA PRODUTORES RURAIS A PLANTAR PALMA FORRAGEIRA A FIM DE ALIMENTAR GADO LEITEIRO E GARANTIR RENTABILIDADE

Palma forrageira é considerada alimento fundamental para manter os animais hidratados durante prolongados períodos de seca.

Incentivar a produção da Palma Forrageira como opção para alimentar o gado na região do semiárido. Esse foi o objetivo do lançamento do Dia de Campo realizado na manhã desta terça-feira na comunidade Mundo Novo em Janaúba. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente, e pela Emater, e contou com o apoio de importantes parceiros estratégicos como Epamig, Embrapa, Instituto Federal Baiano, Unimontes e Codevasf.

Na ocasião, o Prefeito Yuji Yamada lembrou a importância de buscar alternativas para conviver com período seco no qual vive a região. Uma delas é a utilização da palma forrageira como alimento para o gado que tem sofrido com esse período. Yamada aproveitou o momento para ressaltar que o plantio da palma deve ser realizado durante todo o ano tendo em vista que, nos momentos de seca, o a palma já estará desenvolvida, pronta para consumo dos animais. Dessa forma, o gado não ficará sem alimento.

Participam desse projeto, produtores rurais de Janaúba que tem criação de gado leiteiro. Eles receberão da Epamig, as mudas da palma para plantio e, dessa forma, poderão aplicar as técnicas aprendidas durante capacitação feita, em suas áreas produtivas. Durante toda a capacitação feita os produtores receberão apoio e suporte da Secretaria de Municipal de Agronegócios.

Benefícios da Palma

A palma forrageira é uma planta comum no Nordeste brasileiro, especialmente em áreas de seca. Seus cascos grandes, em forma de raquete, são utilizados no interior do estado para alimentação do gado, pois retêm grande quantidade de água, e são fundamentais para manter os animais hidratados durante prolongados períodos de seca. Além de tornar o pão mais barato, pois substitui até 10% da farinha de trigo na receita do pão, a farinha de palma forrageira é rica em vitaminas, carboidratos e fibras, e também é uma fonte de energia.