PREFEITO YUJI YAMADA E COMITIVA PARTICIPARÃO DE FÓRUM PARA INSTALAÇÃO DO G20 SEMIÁRIDO

Janaúba é o único município mineiro que participará da instalação do G20, cujo objetivo é definir políticas públicas para implementar instrumentos de potencialização das riquezas e atrativos de cada cidade do semiárido.

A Prefeitura de Janaúba participará nos dias 22 e 23 de outubro do Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional 2015, o G20 que acontece em Petrolina, Pernambuco. O evento contará com a presença de municipíos do Seminário Nordestino e tem como objetivo discutir as cadeias produtivasdas cidades participantes. A cidade de Janaúba, o único município mineiro que estará no evento, terá seis representantes: o Prefeito Yuji Yamada, o Chefe de Gabinete, Paulo Nunes, o Secretário de Planejamento João Coragem, o Gestor do Sebrae da Microrregião de Janaúba Jadilson Borges, o Presidente da Adeseg, Zacarias Nascimento e o fruticultor Mário Borborema.

Em fase de instalação, o G20-SEMIÁRIDO  será formado pelos 20 maiores municípios do semiárido, região que está presente em nove Estados da federação e possui 22 milhões de habitantes. As localidades são expoentes em atividades econômicas que vão de fruticultura irrigada à extração de petróleo, sendo responsáveis por um volume considerável do PIB nacional. A ideia é de que, durante o encontro entre os municpipios, os secretários de planejamento, gestores e representantes de centros de pesquisa, universidades e órgãos e atores sociais do país definam políticas públicas para implementar instrumentos para potencializar as riquezas e atrativos de cada cidade.

Inspirado em experiências exitosas, ao redor do mundo, o G-20 Semiárido será o primeiro neste formato a ser lançado no Brasil. Para o prefeito Yuji Yamada, participar de um fórum como este é uma oportundiade única para o município gorutubano tendo em vista que “ a formação do G20-SEMIÁRIDO busca construir um espaçode discussão da nova realidade econômica e social do Nordeste e do semiárido a luz do século XXI, e Janaúba faz parte desse contexto.” Através do G20, será possível potencializar as dinâmicas econômicas da região e reduzir as desigualdadesregionais existentes entre o Nordeste-Sudeste, mas também, nesse novo momento, dentro do próprio Nordeste.