Notícias

Campanha “Outubro Rosa” é lançada no Centro Viva Vida

O mês de outubro marca a importância da conscientização da mulher sobre o câncer de mama em todo o Brasil. Conhecido por "Outubro Rosa", a campanha sobre o tema tem como foco as mulheres entre 40 a 69 anos de idade. Por isso, elas são estimuladas a se informar e fazer o exame de mamografia. Pensando na saúde da mulher e visando buscar a conscientização da classe em relação a essa prática simples que pode salvar muitas de vidas, a Prefeitura de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou na noite de quarta-feira, 7 de outubro mais uma edição da referida campanha “Outubro Rosa”.
A solenidade foi no Centro Viva Vida, na avenida Brasil, centro da cidade e contou com a presença de profissionais da saúde e autoridades, como o prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues, Gilson Urbano – secretário municipal de Saúde, o chefe de gabinete, Paulo Nunes, Vívian Souto Lopes, coordenadora do Viva Vida, pastor Clesius - presidente do Conselho de Pastores de Janaúba, vereador Adauri Cordeiro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Tiago Simões - coordenador do Promama do Hospital Dilson Godinho de Montes Claros e Geraldo Silveira - representante do Conselho Municipal de Saúde.
Presente à solenidade de lançamento da campanha “Outubro Rosa”, Gilson Urbano - secretário municipal de Saúde ressaltou a importância da prevenção pelas mulheres todos os dias.
De acordo com ele todos os anos inúmeras mulheres são mortas acometidas por dois tipos de câncer: o de mama e o colo do útero. Lembrou que é preciso dizer principalmente aos homens que as mulheres precisam chegar ao serviço de saúde. Urbano comemorou a reorganização da carteira de serviços do Viva Vida que ano chegou a funcionar com apenas 30% dos serviços ofertados, bem como, a climatização da sala de espera do local o que representa maior comodidade aos pacientes.
Rodrigo Rodrigues, então prefeito em exercício de Janaúba, destacou o trabalho da Secretaria de Saúde e equipe com a campanha “Outubro Rosa” ao enfatizar as ações em prol da prevenção do câncer de mama que mata tantas mulheres no país. Reconheceu que Janaúba é hoje, referência em saúde e educação na região da Serra Geral de Minas ao afirmar que nunca se “fez tanto” pela saúde no município numa alusão aos investimentos realizados no setor.
Diagnóstico A cada dois anos, recomenda-se que as mulheres de 50 a 69 anos realizem mamografia de rastreamento, e anualmente se submetam ao exame clínico das mamas, procedimentos que podem ser feitos no Viva Vida.
Em Janaúba as unidades de saúde participam da campanha a fim de facilitar a conscientização do público feminino, que é alvo das ações de prevenção e combate ao câncer de mama.
O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.


Prevenção
Em se tratando da prevenção, a orientação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no
banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.
Ainda segundo o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.