Notícias

Janaúba será monitorada por câmeras

Sistema olho vivo reforçará segurança no núcleo comercial e pontos estratégicos da cidade

O anúncio de implantação do sistema de vigilância eletrônica Olho Vivo em Janaúba, foi feito pelo comandante da 11ª Região da Polícia Militar de Montes Claros, coronel César Ricardo Guimarães Oliveira, em reunião ordinária da Região Integrada de Segurança Pública, ocorrida na quarta-feira 13/03 no auditório da Favag em Nova Porteirinha. Além de Janaúba, serão instaladas câmeras de vídeo em Uberaba (Triângulo), Juiz de Fora (Zona da Mata), Patos de Minas (Alto Paranaíba). Também serão instalados mais equipamentos de filmagem em Montes Claros. Serão investidos R$ 49 milhões na ampliação do Olho Vivo.

O Coronel César Ricardo Guimarães Oliveira adiantou que será feito um estudo técnico para instalação dos equipamentos deverão ser instalados em áreas comerciais.

Antes de assumir o comando da 11ª Região da PM em Montes Claros, o coronel César Ricardo Guimarães era o chefe da Seção de Recursos Logísticos e Tecnológicos da PMMG em Belo Horizonte, onde trabalhou na elaboração do projeto de ampliação do Sistema Olho Vivo. Atualmente, as câmeras de filmagem são usadas para a prevenção de roubos, assaltos e outros crimes em Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem e Betim, além de Montes Claros, onde o sistema foi instalado em 2007.

César Ricardo destaca que a vigilância eletrônica já demonstrou que é um dos sistemas mais eficiências no combate e prevenção à criminalidade, reduzindo drasticamente os roubos e assaltos nos locais onde foram instalados. “O monitoramento previne os delitos, permitindo a identificação dos autores”, afirma o oficial.

O novo comandante da 11ª RPM de Montes Claros também anunciou que entre suas metas estão a ampliação da Operação Lei Seca para área urbana dos municípios e o reforço do combate aos crimes praticados por motociclistas. Ele assumiu o cargo em substituição ao coronel Franklin de Paula Silveira, que foi para a reserva, sendo nomeado como secretário de Defesa Social da Prefeitura da cidade.
Para implantação do sistema olho vivo será firmada uma parceria entre Estado e município. O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, estava na reunião e se prontificou imediatamente a firmar a parceria.