Entidades recebem título de Mérito Social

Em sessão solene na Câmara Municipal, empresas e entidades têm trabalho social reconhecido pela administração pública.

A Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio da Secretaria de Promoção Social, concedeu na noite da última sexta-feira, dia 02, no plenário da Câmara Municipal, o Diploma de Mérito Social a diversas empresas e entidades que contribuem para o desenvolvimento social do nosso município. O objetivo do título é reconhecer publicamente a importância do trabalho de cada entidade na área social e, ainda, divulgar à sociedade gorutubana o trabalho que cada uma desempenha.

Hoje, o mundo empresarial mostra um novo cenário na gestão das empresas. Empresários não se ocupam mais apenas com os desafios que o mercado lhe impõe. Atualmente a grande maioria das empresas, seja ela de qualquer porte, tem se mostrado preocupadas com sua responsabilidade social. Outras entidades filantrópicas e voluntárias prestam relevantes serviços nas mais diversas áreas sociais da comunidade. Essas entidades necessitam da participação dos empresários e contribuintes, pois parte dessas podem receber recursos originários do Fundo para Infância e Adolescência – FIA.

O Fundo da Infância e da Adolescência são recursos destinados ao atendimento das políticas, programas e ações voltados para a promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O CMDCA é um conselho deliberativo que trata das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. De acordo com o presidente da CMDCA, tenente Dênisson Araújo, a função do conselho é gerenciar o fundo deduzido do imposto de renda do comércio local. E quem pode destinar seu Imposto são as Pessoas Físicas que podem deduzir até 6% do imposto devido e Pessoas Jurídicas tributadas com base no lucro real que podem deduzir até 1% do imposto de renda devido.

O secretário municipal de Promoção Social, Euler Rodrigues, destaca o valor do trabalho das entidades em prol do desenvolvimento social do município. “O título enaltece o papel social de cada entidade que presta relevantes serviços no combate à criminalidade”, comentou. Ele ainda ressaltou a importância do FIA e de tudo que é feito por cada entidade. “Sozinho, o estado não daria conta”, disse Euler.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Coelho, esteve presente na solenidade e parabenizou o prefeito Rodrigo e o secretário Euler pela iniciativa.

O prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, cumprimentou as entidades homenageadas e citou o trabalho de integração feito pela prefeitura com a comunidade e destacou que as homenagens da noite são a quem realmente merece. “O trabalho do nosso município só completa com o trabalho prestado por cada entidade em prol do desenvolvimento social”, falou Rodrigo.

Dentre as entidades homenageadas na solenidade, estão a Rede de Apoio Familiar Humanizado (RAFAH); a Promotoria de Justiça; a Defensoria Pública, entidade que presta importante serviço à comarca de Janaúba; a Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan); a Diocese de Janaúba; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Janaúba e Associação do Desenvolvimento Esportivo e Cultural (ADEC) de Janaúba.