Notícias

Paulo Guedes prestigia o “Agita Janaúba” e anuncia a retomada das obras da Escola Técnica Federal de Janaúba

O “Agita Janaúba”, evento que foi Sucesso de público e de organização, realizado pela Prefeitura Municipal no domingo (04), culminando com a entrega das obras de reforma e revitalização da Praça Professora Maria José da Silva, na Avenida dos Inconfidentes, Bairro Santo Antônio, atraiu um grande público formado por moradores do bairro e visitantes, além das autoridades, como o prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, secretários, vereadores, Paulo Guedes, secretário da Sedinor em Minas Gerais e o superintendente da Codevasf no estado, Dimas Rodrigues.


Uma extensão da “Ação Integrada”, realizada no último sábado (03), no distrito de Vila Nova dos Poções, onde população a exemplo das comunidades de Barreiro da Raiz e Quem-Quem, também foram contempladas com a iniciativa da Prefeitura, que levou às referidas localidades vários serviços da administração pública, o Agita Janaúba, também proporcionou ao público o acesso de forma gratuita a exames médicos, consultas especializadas, testes rápidos para diagnósticos de doenças, como HIV, glicemia, aferição de pressão, emissão de Carteiras de Trabalho, Resevista, assistência social e jurídica, além de orientações de saúde, ambiental, práticas esportivas, entre outros serviços. O local que serviu de palco para a realização de vários campeonatos, como de vôlei, peteca e ainda apresentação musicial e dança, se tornou um ponto de lazer de centenas de famílias que prestigiaram a iniciativa da Prefeitura, idealizada pelo prefeito Rodrigo Rodrigues.


ESCOLA TÉCNICA FEDERAL


Ao prestigiar o Agita Janaúba, a convite do prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigo, o deputado licenciado e secretário da Secretaria de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), Paulo Guedes, anunciou a retomada das obras da Escola Técnica Federal, do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal. Para tanto, ele disse que R$ 55 milhões foram liberados. Além da Escola Técnica de Janaúba, também terão as obras retomadas, segundo Guedes, as escolas de Espinosa, Manga e Monte Azul. Na oportunidade, o secretário parabenizou o prefeito Rodrigo Rodrigues por sua atuação à frente da Prefeitura e lembrou que as reivindicações feitas por ele ao governo de Minas, como investimento para que o município possa gerar energia solar, através de ampliação do sistema de distribuição energética da cidade, renegociação de dívida do Hospital Regional junto à Cemig, entre outras, têm o seu apoio no sentido de torná-las realidade.


BARRAGENS


O secretário informou também que o gverno estará construindo nos próximos dias, no município de Janaúba, 8 barragens, ao custo de R$ 100 mil cada, atendendo à solicitação do prefeito Rodrigo. Paulo Guedes lembrou ainda sobre a revisão do Projeto da Lei Hobi hood, de sua autoria que já se encontra na Assembléia de Minas Para ser votada, o que representa mais dinheiro e a independência financeira dos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Prometeu também atender a todas as reivindicações do secretário municipal de Saúde de Janaúba, Gilson Urbano, visando alocar recursos para a saúde janaubense, bem como aos hospitais da cidade.     


Presente ao evento que celebrou as obras de reforma e revitalização da Praça professora Maria José da Silva, o secretário Domingos (Duzin) Pereira da Silva, enalteceu o trabalho do prefeito interino, Rodrigo, e toda a sua equipe e os profissionais envolvidos na reforma da citada praça. Duzin afirmou que, mesmo com dificuldades a administração segue a cada dia trabalhando para melhorar a qualidade de vida no município - uma busca constante da administração municipal.


O ex-prefeito e ex-deputado, Dimas Rodrigues, também presente no Agita Janaúba agradeceu aos organizadores do evento e ao público. Dimas destacou a raça e a coragem do filho, Rodrigo Rodrigues,que seguindo seus passos na política, também chegou a ocupar o cargo máximo da política janaubense: o de prefeito ainda que, por 30 dias. Fez questão de agradecer ao titular do cargo, o prefeito Yuji Yamada, pela oportunidade dada ao filho, permitindo a ele atuar como chefe do executivo.


O prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, agradeceu a toda equipe da prefeitura, em especial ao secretariado que esteve firme ao seu lado, apoiando suas decisões, destacou ainda o trabalho dos profissionais da área da limpeza, e demais órgãos da municipalidade.


Durante sua fala Rodrigo nominou as principais ações efetivadas ao longo dos últimos dias como prefeito. São elas: Ação Integrada que mobilizou os três distritos da cidade que foram contemplados com inúmeros atendimentos da prefeitura municipal e a reforma, bem como a revitalização da praça Professora Maria José da Silva, também uma iniciativa de Rodrigo. Ele citou ainda reuniões com lideranças empresariais da Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan) em que foi debatido assuntos de interesse da sociedade, como a segurança pública e implantação da faixa azul no trânsito local, com a Cemig em Belo Horizonte, onde solicitou mais agilidade no serviço de extensão de rede do municípo. Ainda na capital mineira, Rodrigo reivindicou da Cemig investimento no processo de ampliação da rede de energia do município, visando capacitar Janaúba para se tornar geradora de energia solar. Já em Montes Claros, participou de reuniões na Codevasf e DENOCS em busca de apoio às comunidades rurais que necessitam de bombas submersas, caso da localidade de Boi Velhaco, que ganhou um equipamento novo. Lembrou ainda da entrega de dois veículos Kombi, do Expresso Saúde que vai atender aos distritos de Barreiro da Raiz, Quem-Quem e Vila Nova dos Poções, além de outras comunidades rurais, no transporte de pacientes até à sede do município. O prefeito participou de reunião na Secretaria de Esporte de Minas Gerais, com o objetivo de angariar kits esportivos para a comunidade. Ainda se fez presente em reunião na Câmara Municipal, quando representantes do Executivo, Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Conselho de Segurança Pública (Consep) debateram a segurança pública municipal, visando conter a violência.