Notícias

Depois de Barreiro da Raiz e Quem-Quem, “Ação Integrada” da Prefeitura levará vários serviços públicos à Vila Nova dos Poções

Fotos: Ação Integrada no Barreiro da Raiz, onde a população contou com inúmeros serviços da administração municipal. 


Depois do distrito de Quem - Quem, foi o Barreiro da Raiz que recebeu a comitiva da Ação de Integrada do município de Janaúba, no último sábado, dia 26 de setembro. As boas vindas e o agradecimento pelo evento ficou por conta da diretora da Escola do Barreiro da Raiz, Selma Rayane Pereira Cunha e seu vice, Izael Soares Júnior. 


Após a abertura dos trabalhos, pelo secretário de Saúde, Gilson Urbano, o público foi brindado com lindas apresentações culturais com alunos do Ciclo de Alfabetização, Serviço de Convivência da comunidade, apresentação de Capoeira e Karatê. 


Ainda na oportunidade após apresentação de dança, alunas do Ensino Médio da escola, homenagearam o prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigues com uma obra de arte (quadro) produzido por alunos da própria escola. 


O prefeito Rodrigo, mais uma vez, enalteceu e agradeceu à pessoa do titular do cargo, Yuji Yamada, pela confiança, ao afirmar que, poucas vezes se vê uma gestão em que o prefeito se licencia do cargo, ainda que, por pouco tempo e deixa o vice assumir como no seu caso. O chefe do executivo parabenizou a todos pelas apresentações, e também reconheceu o empenho dos servidores na realização da ação, destacando o trabalho dos servidores da limpeza e do secretariado. 


Otimista, Rodrigo, afirmou que é preciso acreditar em dias melhores para o município, mesmo diante do cenário de dificuldades que pelo qual passa o país como um todo. Completando, disse que com o apoio da população Janaúba há de se criar os "caminhos do progresso", propiciando, assim, na cidade um ambiente propício para sonhar e construir uma cidade melhor e com mais oportunidades aos moradores.


Ressaltou a importância do trabalho dos instrutores do Programa de Esporte, Lazer e Cultura (PELC), que após dificuldades financeiras por parte do município em manter o referido programa esportivo, enfim, o prefeito informou que foi assinado o contrato com os professores o que garante a prestação do serviço em Janaúba.


GRATIDÃO


Á ocasião, o prefeito afirmou que não vai medir esforços para atender a todas as demandas do distrito, caso da melhoria de trechos da estrada de acesso á comunidade, perfuração de novos poços artesianos, e equipar os que já existem.       


A iniciativa da Prefeitura Municipal envolve a participação de todas as secretarias da administração pública, o que permite levar até a população vários serviços públicos, como exames, consultas especializadas, prótese dentária, assistência social com orientação jurídica, cadastro para o Bolsa Família e emissão de documentos, além de atrações culturais e esportivas, distribuição de mudas e orientações ambientais, mutirão de limpeza, entre outros atendimentos.


A ação foi realizada na Escola Estadual do Barreiro da Raiz, onde as salas de aulas se transformaram em secretarias e outros órgãos públicos, com a prestação de variados serviços à população.  


Idealizada pela prefeitura, com apoio do prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues, de Janaúba, o evento contou com o apoio de todo o secretariado e diretores de diferentes setores da administração.


Para o prefeito interino esta é uma maneira de ampliar o vínculo da administração com as comunidades dos distritos, tornando mais acessíveis os serviços públicos pela população, bem como ouvir o povo em suas demandas. 


A ação tem ainda a finalidade de atuar na promoção da cultura de paz, saúde, a educação, a inclusão social e cidadania, o respeito ao meio ambiente, a valorização cultural, como forma de buscar meios de reduzir o índice de doenças e violências nas comunidades, bem como, elevar a autoestima de moradores proporcionando a eles mais qualidade de vida.


Além do prefeito, Rodrigo, seu gabinete e todos os secretários municipais participam do evento ouvindo a população para visando obter um diagnóstico da realidade do distrito.


Para o prefeito a Ação Integrada é uma maneira de a administração pública estar mais próxima da comunidade e, se inteirar sobre sua realidade, e assim, facilitar a chegada dos serviços públicos até as pessoas.   


Geralmente, durante a Ação Integrada, simbolicamente a sede do Município é transferida aos distritos, caso do Barreiro que hoje também é completado com essa iniciativa pública.    


Dia 03/10 a ação acontece no distrito de Vila Nova dos Poções e dia 04/10 na Escola Municipal Emídio Pereira, no Bairro Santo Antônio, na sede do município de Janaúba, culminando com o Agita Janaúba.