Prefeitura negocia demandas do município com a Cemig

Foto: Prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo, na sede da Cemig, em Belo Horizonte durante apresentação de demandas do município.

A Prefeitura de Janaúba busca agilizar, junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a execução de importantes demandas para o município. Uma delas é a aceleração de obras de extensão da rede de distribuição urbana e instalação de luminárias em vários locais da cidade. Segundo levantamento do setor técnico da Prefeitura, faltam ainda a implantação de cerca de 100 postes com as devidas luminárias e em torno de 60 luminárias em postes já instalados. O pagamento desse serviço à Cemig já foi efetuado.

Outra demanda que o município procura viabilizar é a negociação de débitos do Hospital Regional de Janaúba junto a referida companhia energética, com o máximo de parcelamento e possibilidade de carência para início de pagamento. O Hospital enfrenta dificuldades financeiras para manutenção dos seus serviços e com essa negociação, dentro do solicitado e possível, criará novas condições para melhorar ainda mais o atendimento à população do município e região.

Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Janaúba – Acijan, a Prefeitura promoverá uma ampla ação chamada de “Natal Mágico 2015”, que visa incrementar a decoração natalina e busca instalar uma iluminação especial com milhares de luzes e enfeites que deixam a cidade ainda mais bonita e atraente, espalhando microlâmpadas, mangueiras luminosas e lâmpadas estrobos. Para isso, é negociado junto á Cemig o apoio da empresa na ornamentação de Janaúba para a festividade natalina.

“A melhoria do sistema energético da microrregião de Janaúba é outra preocupação da atual administração pública do município. De acordo com o Atlas Solarimétrico da Cemig, a microrregião de Janaúba apresenta um potencial bastante promissor de geração de energia solar. Com isso, existem diversas empresas interessadas em instalar usina de energia fotovoltaica nesta microrregião, que precisa aproveitar esse potencial e não ficar para trás nessa corrida de geração desse tipo de energia”, ressalta o prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigues.

Segundo informação local, para fortalecer a competitividade e viabilizar esses novos investimentos, seria necessário o aumento da capacidade de transmissão da rede de energia elétrica que atende esta microrregião. Assim, o prefeito Rodrigo solicitou o primordial apoio da companhia energética para efetivar a melhoria dessa rede de transmissão.

Como forma de reforçar todas as demandas apresentadas à empresa, o prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, acompanhado do chefe de Gabinete, Paulo André Nunes participou de reunião, na última segunda-feira, 21 de setembro, com Mateus Moura Lima, vice-presidente da Cemig, em Belo Horizonte.

O prefeito deixou a reunião otimista e espera que as reivindicações sejam atendidas.