Abertas inscrições para o concurso “Comida de Boteco Gorutubano”

O festival, comida de boteco da cidade de Janaúba é um concurso de caráter exclusivamente cultural, e foi criado para que os proprietários mostrem para os cidadãos de nossa cidade, e região, a culinária popular local, já que a comida de boteco é um tipo de culinária, feita para mostrar a verdadeira cozinha caseira e uma comida de raiz, onde cada região tem sua singularidade.

Nada melhor do que encontrar essa comida popular, caseira e de raiz, é em um boteco. No Brasil, boteco ou botequim, ficou tradicionalmente conhecido, como um lugar de encontro entre boêmios, onde se procura uma boa bebida, petiscos, e um lugar para um bom papo. Freqüentados por amigos e familiares, esse tipo de lugar foi tomando gosto pelo povo brasileiro e hoje são milhares de boteco espalhados no nosso país, e cada um fornece para seus clientes a singularidade de sua comida, fazendo com que, quem experimenta, nunca esquece a peculiaridade do seu sabor.

O Concurso tem por objetivo fundamental a valorização da culinária local e popular, como fator de grande importância, a ser preservado como patrimônio imaterial do município de Janaúba, e também valorizar e divulgar o comércio local.

Quanto ao objetivo específico, visa valorizar e incentivar o comércio e o turismo local; reconhecer e Ilustrar a culinária local, através da Comida de Boteco; mostrar ao povo janaubense e região a peculiaridade de nossa comida regional; tornar a comida vencedora, como sendo um patrimônio imaterial de Janaúba.

Com o concurso, o diretor de Cultura do município, Ilidiano Braz (Didi), ressalta a importância de mostrar a qualidade dos serviços prestados em bares da cidade, bem como higiene, atendimento, entre outros.

O concurso será organizado pela Prefeitura Municipal de Janaúba, através do Departamento de cultura e rege-se, pelo seguinte regulamento:

Participação

Os proprietários de bares e botecos interessados em participar do Concurso deverão se inscrever no período de 17 de Setembro a 15 de outubro de 2015 no Espaço Cultural Central do Brasil de Janaúba, localizado na Avenida Brasil, 660, Centro.

O período de avaliação será entre 30 de outubro a 15 de novembro de 2015.

O estabelecimento que vencer o concurso terá um banner indicando ser ele o vencedor do I Concurso “Comida de Boteco Gorutubano”.

Para participar do concurso, o interessado deverá atender aos seguintes pré-requisitos: possuir cozinha no local e condições de higiene e organização; banheiro em condições de receber o público. O local deve ser limpo e o estabelecimento deve ofertar bom atendimento. O ambiente também deve ser familiar.

Os utensílios precisam estar em bom estado de conservação e as bebidas geladas.

Os funcionários deverão ter uniforme ou um crachá identificando o nome do boteco.

AVALIAÇÃO

Serão designados 6 jurados que experimentarão os pratos e darão notas avaliativas de 0 a 10 que avaliarão, levando em conta o sabor, a criatividade, a apresentação e os ingredientes utilizados na confecção do prato inscrito, além do atendimento da casa.

NOTA

A avaliação dos juízes será justa, livre e soberana, não cabendo contestação à mesma. Após a soma dos pontos, será divulgado o nome do boteco na mídia local, juntamente com o prato vencedor e afixado o banner indicando o estabelecimento vencedor do concurso.

PREMIAÇÃO

As premiações serão feitas com troféus, certificado de qualidade e pacote de divulgação nos principais meios de comunicação da cidade.

Mais informações podem ser obtidas no Espaço Cultural Central do Brasil, Av. Brasil, 660, ou no 3821-4369.