Obra da Unidade Básica de Saúde Veredas é retomada e, UBS ganhará a 4ª Policlínica de Saúde, beneficiando quatro bairros

A região Noroeste de Janaúba vai ganhar uma Unidade Básica de Saúde. Trata-se da UBS do bairro Veredas, que teve sua obra retomada na última sexta-feira, 18 de setembro, com a presença de várias autoridades, como o prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues, o chefe de gabinete, Paulo André Nunes, secretários municipais Gilson Urbano (Saúde), José Maria da Silva (Administração), Domingos (Duzin) Pereira (Obras), Maria Marta de Oliveira Guimarães (Educação), Euler Rodrigues (Promoção Social) e João Carlos (Coragem) Barbosa Santos (Planejamento), além de servidores da limpeza pública, moradores da comunidade, entre outros que também prestigiaram a solenidade.

A obra da UBS do bairro Veredas, que agora tem um novo contrato de execução, se encontrava paralisada há cerca de dois anos por conta de abandono da empresa vencedora da licitação. Aliás, esse foi um dos pontos destacados pelo secretário de Saúde, Gilson Urbano, em seu discurso quando disse que empresas que ganham licitação e abandonam obras pelo meio caminho devem ser multadas e levadas aos tribunais para que respondam pelos prejuízos que causarem ao município, e claro, à população.

De acordo com o secretário de Saúde, Urbano, a UBS do Veredas deve ser concluída em seis meses, e quando ficar pronta abrigará a 4ª Policlínica de saúde do município, beneficiando quatro bairros: o próprio Veredas, Boa Vista, Barbosas e Rio Novo.

Durante sua construção a obra vai gerar aproximadamente 35 empregos diretos e, cerca de 80 quando estiver em pleno funcionamento, segundo  Gilson Urbano, secretário de Saúde, que garantiu que, desta vez será de fato entregue à população totalmente concluída, pois é um compromisso feito pelo titular do cargo de prefeito do município, Yuji Yamada e Rodrigo Rodrigues, que responde, interinamente pela administração janaubense.

Gilson agradeceu o empenho de sua equipe que muito trabalhou para refazer o projeto da UBS, Alessandro Aleguiar (Sandrinho) do Setor de Limpeza, Nailton, o secretário de Obras, Domingos (Duzin), e pediu a colaboração da população na fiscalização do andamento da obra. Duzinho prometeu empenho durante o andamento da edificação e disse que ela não será abandonada.

O vereador Adauri Cordeiro, e presidente da Comissão de Saúde, da Câmara Municipal de Janaúba, comemorou o distrato do contrato feito com a empresa que não cumpriu seu dever ao abandonar a obra da UBS, e informou que o legislativo está atento a situações como essa.

O prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, não escondeu a alegria de estar à frente da administração municipal e, aproveitou o momento para agradecer ao titular do cargo, Yuji Yamada, pela confiança depositada em sua pessoa. Ele também agradeceu a toda equipe da prefeitura pela parceria. Rodrigo lamentou o atraso da obra que classificou como sendo de suma importância para a população, ao comentar sobre as ações que vêm desempenhando, como a Ação Integrada, mutirão de limpeza, com foco no combate à dengue. O prefeito ainda pediu a colaboração da população para manter a cidade limpa e livre da doença.