Segurança pública e trânsito: pauta de reunião entre prefeito e representantes da Acijan, Maçonaria e Polícias Militar e Civil

Foto: Aspecto da reunião que debateu a segurança pública e o trânsito no município

Visando debater o trânsito, a segurança pública do município de Janaúba, o prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues juntamente com o chefe de gabinete, Paulo André Nunes, o diretor de Trânsito, Américo Soares, secretário de Planejamento, João Carlos Barbosa Santos (João Coragem), o secretário de obras, Domingos Pereira (Duzim) e o diretor de administração, Ramon Alexandre, se reuniu na tarde última quinta-feira, 17 de setembro, com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan), e das Polícias Civil e Militar.
A reunião foi na sede da Prefeitura e contou com a participação de Gessiane Soares Cangussu - delegada da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba, inspetor Robson Fonseca Aquino, Major Nascimento - comandante do 51° Batalhão de Polícia Militar de Janaúba, Tenente Figueira, os empresários Antônio Gilberto Teixeira Alves Júnior e Moacir Mendes, da Acijan, além do vereador Adauri Cordeiro.
Na oportunidade o prefeito e o diretor de Trânsito discorreram sobre as ações que estão sendo realizadas pelo município em prol da melhoria do setor. Eles informaram ao major a necessidade de acelerar o quanto antes a formalização do convênio entre a Polícia Militar e o Município para a implantação da faixa azul na cidade.
De acordo com o major Nascimento a documentação já está em poder do comando regional da Polícia Militar. Diante da urgência em firmar o referido convênio e dar início ao processo de municipalização do trânsito, o prefeito informou que vai agendar uma reunião com comandante da PM regional corporação para tratar o assunto.
Rodrigo ainda se colocou á disposição das polícias para ser mais um parceiro no encaminhamento de suas demandas até o governo, como aporte de recurso para aquisição de novas viaturas e concertos das que apresentam defeitos.
SEGURANÇA PÚBLICA
A segurança pública do município também esteve em pauta na reunião, quando o prefeito Rodrigo e o vereador Adauri Cordeiro defenderam a prática de ações de combate à violência numa parceria envolvendo a PC e a PM como forma de conter o índice de criminalidade no município gorutubano.
AMPLIAÇÃO DO PRESÍDIO
Ainda durante a reunião foi discutido a possibilidade de ampliação do presídio janaubense com a construção de novas celas. A medida, além de minimizar a situação do complexo prisional que se encontra com superlotação evitaria a concessão de um número menor de benefícios de prisão domiciliar pela justiça a presos até mesmo reincidentes.
Segundo o vereador Adauri a justiça deveria decidir com mais cautela no momento de soltura de presos que, em muitas das vezes são colocados em liberdade e, por deficiência na fiscalização devida do Estado acabam quebrando o citado benefício sem que sofram qualquer punição.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Conforme Adauri a Câmara Municipal realizará uma audiência pública sobre segurança pública com a participação do Executivo municipal, Judiciário, Ministério Publico, Polícias Militar e Civil, entre outros segmentos da sociedade civil organizada. O vereador disse que a data da audiência ainda não foi definida.