PREFEITO RODRIGO INTERMEDEIA ACORDO COM MÉDICOS E HOSPITAL REGIONAL NORMALIZA ATENDIMENTOS À POPULAÇÃO

O acordo prevê a execução de um plano de ação que envolve médicos e a Prefeitura, através da Secretaria municipal de Sáude de Janaúba

A Fundação Hospitalar de Janaúba - mantenedora do Hospital Regional, uma das unidades hospitalares de maior importância no Norte de Minas, que desde a sua criação, enfrenta dificuldades financeiras, a exemplo do ocorre com a grande maioria das instituições em todo o Brasil, que são mantidas com recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), firmou acordo com a Prefeitura municipal de Janaúba e Secretaria Municipal de Saúde visando à busca de melhorias no atendimento.
O acordo que é resultado de reivindicação dos profissionais médicos por melhores condições de trabalho no hospital Regional e melhorias da citada instituição hospitalar foi oficializado durante reunião intermediada pelo prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues, na segunda-feira, dia 14 de setembro, no Regional, com a participação do secretário municipal de Saúde, Gilson Urbano e dos médicos.
Na oportunidade, os médicos fizeram suas sugestões visando as melhorias necessárias para a prestação de atendimentos e foram ouvidos pelo prefeito e o secretário de Saúde. Tanto o chefe do executivo, Rodrigo como o gestor da Saúde no município, Urbano, apresentaram disposição em atender as reivindicações da classe, no entanto, expuseram as dificuldades que os municípios enfrentam em razão da grave crise financeira que vive o país, afetando Prefeituras, Estados e Governo Federal.
O prefeito Rodrigo Rodrigues, iniciou sua fala agradecendo aos médicos pelo fim do movimento que comprometia parte dos atendimentos no hospital e, pela confiança depositada em sua pessoa.
Com o diálogo estabelecido entre médicos e administração pública, as partes envolvidas se comprometem a trabalhar visando melhorar a cada dia os atendimentos prestados à população.
O acordo, conforme exposição feita pela Secretaria de Saúde prevê a divisão de responsabilidades entre médicos e a administração pública. Consta ainda da proposta pactuada por médicos e o poder público municipal a execução de um Plano de Ação que prevê melhorias em vários setores da unidade hospitalar.
Confira o que foi pactuado entre médicos e prefeitura
Criação de Consultoria Jurídica como forma de implantar os processos legais de organização segura da instituição; elaboração do Regimento de que normatizará os processos internos do Hospital Regional de Janaúba; criação de equipe de plantonista do Pronto Socorro - PS; criação da Ouvidoria Interna do Hospital e implantação de Relação de medicamentos e insumos essenciais com a definição de estoques de segurança, fluxo de dispensação e protocolos dispensação; implantação de Relação de medicamentos e insumos essenciais com a definição de estoques de segurança, fluxo de dispensação e protocolos dispensação; implantação das Coordenações das Clínicas, UTI; implantação da Regulação com a integração efetiva do Serviço Social da saúde, internação e Alta e faturamento; implantação do SAME e a Comissão de Revisão de Prontuários - CRP de forma colegiada e independente; implantação da Política de Humanização com a participação das Coordenadorias; regularização da CCIH; Adequação físico sanitário / Instalação / Sala/Bloco / Enfermaria Cirúrgica e Psiquiátrica / UTI.
Contrapartida da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba
Dentro da proposta a SMS se compromete a aportar R$ 600.000,00 para medicamentos/insumos dividido em seis parcelas (a partir do dia 15 de setembro) a ser contabilizado em encontro de contas posteriormente.
Ainda ficou definido o repasse da contemplação da UTI / Urgência e Emergência do Hospital Regional no valor de R$ 70.000,00 por mês, bem como apoiar o hospital na implantação dos processos de Gestão / Licitação. Repasse de R$ 140.000,00 à UTI referente aos meses de junho e julho deste ano.