Escolas de Janaúba aderem à campanha de Educação em Saúde

Atividades são voltadas para a prevenção de doenças e combate à dengue

Roberta Bertolusci

O plano de enfrentamento à dengue, traçado pela Secretaria de Saúde de Janaúba, contempla as atividades de Educação em Saúde e mobilização social. O foco é mobilizar a comunidade escolar por meio de campanhas educativas voltadas para a prevenção e promoção da saúde pública. A iniciativa, que tem ênfase na união de forças para combater o Aedes Aegypti, ganhou a adesão das escolas da Rede Pública de Ensino, Estadual e Municipal.

As ações foram lançadas, no início deste mês, durante evento realizado na APAE de Janaúba que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Eugênio Ribeiro, da secretária municipal de Educação, Maria Marta Guimarães, do presidente da APAE, Cláudio Fidélix, e do coordenador municipal de Serviços Urbanos, Geraldo Donizet. Também participaram pais dos alunos, profissionais da educação e da saúde.

O lançamento foi marcado por apresentações artísticas com a participação dos alunos da APAE e exposição de trabalhos educativos confeccionados em sala de aula, abordando a importância de acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti. Teve ainda distribuição de panfletos, fixação de cartazes e faixas e palestra enfatizando a temática “Dengue”, ministrada pela coordenadora em Educação e Saúde e Mobilização Social, Idalice Martins.

Durante o evento, foram recolhidos materiais recicláveis reunidos pela comunidade escolar. Os objetos - que poderiam servir de criadouro do mosquito - foram repassados para a ASCAJ (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba).

O trabalho de Educação em Saúde que está sendo desenvolvido nas escolas janaubenses é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação do município, a Superintendência Regional de Ensino, o setor de Limpeza Urbana e a ASCAJ, com o envolvimento direto de estudantes, pais dos alunos, professores e diretores.