Profissionais do SAMU da Serra Geral participam de Curso de Atualização em Urgência e Emergência em Janaúba

No último final de semana (29 e 30), Janaúba sediou o Curso de Urgência e Emergência para 150 profissionais dos 15 municípios da Região da Serra Geral.
A parceria entre a Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas – CISRUN proporcionou a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além das equipes do SAMU e de agentes do Corpo de Bombeiros um curso de capacitação para os serviços de urgência e emergência do município e região da Serra Geral de Minas.
A abertura oficial do evento ocorreu no último dia 29, no Auditório da APAE e contou com a presença do secretário Municipal de Saúde de Janaúba, o sanitarista Gilson Urbano, anfitrião do evento, Patrick Warner Martins Murta - Diretor Executivo do CISRUN - SAMU Macro Norte e a equipe do NEP- Núcleo de Educação Permanente composta pelo Coordenador Ubiratam Lopes e os instrutores Thiago Guimarães, Ítalo Lopes, Ildefonso José e Antônio Osmar. O evento também contou com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Janaúba, vereador, Adauri Cordeiro, além do sargento Edmar Silva do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros e do Diretor Clínico do CER III o Fisioterapeuta Robinson Ferreira, em Janaúba.
Para abrilhantar o evento e valorizar a cultura gorutubana o cantor, compositor e poeta gorutubano Argentino Barbosa fez uma belíssima apresentação cultural. O local foi decorado com esculturas do Espaço Cultural Central do Brasil e telas que retratam o povo gorutubano, arte de alunos do Projeto Dom José Mauro. Na sequência iniciou-se o curso, que se estendeu até o final da tarde de domingo, 30 de agosto.
Para o secretário de Saúde de Janaúba, Gilson Urbano o curso é de suma importância para os profissionais do SAMU, pois é um meio de atualizar o conhecimento desses trabalhadores, que prestam relevantes serviços de saúde à população. Ainda segundo o secretário, o curso representa mais eficiência ao trabalho dos socorristas que lidam diretamente com vidas humanas no dia-a-dia. “Por isso, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria de Saúde de Janaúba que é parceira do evento não mediu esforços no sentido de apoiar tal iniciativa do Cisrum”, ressaltou Urbano.
“Capacitar os profissionais de saúde é melhorar o atendimento aos usuários do SUS e este curso contribuiu ricamente para o êxito dos serviços de urgência e emergência, tão importantes no salvamento de vidas”, enfatizou Urbano.
No encerramento do evento, o secretário Gilson Urbano agradeceu a todos os colaboradores e a parceria do CISRUN, SAMU, Corpo de Bombeiros a APAE, que cedeu o espaço para a realização do evento.