JORNADA DE ALEITAMENTO MATERNO MARCA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MÃE GORUTUBANA EM JANAÚBA

A Jornada de Aleitamento Materno, e marco na Implantação do Programa Mãe Gorutubana, no município de Janaúba. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Viva Vida, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Núcleo de Atenção à Saúde, que ainda conta com parceria do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus da Fundajan.
A jornada aconteceu no final de agosto de 2015 no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba e teve como objetivo estimular o aleitamento materno, orientar gestantes e nutrizes quanto aos cuidados com o bebê, além de mobilizar os profissionais da saúde para com a valorização da importância do aleitamento materno na promoção da saúde de mãe e filho.
Com o slogan “Amamentar Vale Ouro”, levado a efeito no período da manhã, houve um curso com o tema: Cuidados com o Bebê e Aleitamento Materno, ministrado pela equipe do NASF: psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista, que atuam nas Policlínicas Regionais. O evento ainda contou com a participação de agentes do Corpo de Bombeiros de Janaúba, que explanaram sobre os procedimentos relacionados aos primeiros socorros voltados aos bebês.
No período da tarde houve homenagem a uma mãe que demonstrou através do ato de amamentar a importância do leite materno na vida do bebê.
Prestigiando o evento a senhora Zelita Maria de Jesus, 84 anos, gorutubana, e membro de comunidade Quilombola de Janaúba, casada com o senhor Luiz Marques da Silva, com quem teve 9 filhos se fez acompanhada por alguns dos seus filhos, netos e outros familiares. Além dos filhos biológicos, ela conta que todos foram amamentados com o leite materno, sendo que o caçula, Jeilton Marques amamentou por 7 anos, dona Zelita criou mais 4 filhos. Como se não bastasse foi também mãe de leite de vários filhos. Por ser uma mãe cuidadosa e exemplar, a dona Zelita representa para todo o povo gorutubano o símbolo da Mãe Gorutubana! Uma de suas netas, Lara Mariana, entrou no Centro Cultural com a faixa simbólica.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Vereador Senhor Adauri Cordeiro, que também é gorutubano nato, foi quem colocou a faixa que homenageou na dona Zelita, que representou a Mãe Gorutubana, a quem a organização parabenizou, bem como, a toda sua família.
Após este momento de muita emoção e valorização ao Povo Gorutubano, foi a vez das apresentações das equipes da Estratégia de Saúde da Família. De forma dinâmica e criativa, as equipes fizeram apresentações teatrais, poesias, paródias, entre outras. Também o Centro Viva Vida fez uma bela apresentação de paródia e a Enfermeira Leila Cristiane, coordenadora de Enfermagem da Maternidade da Fundajan apresentou a IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Tudo isso para incentivar cada vez mais o aleitamento materno. A Responsável Técnica pelas Linhas de Cuidado da Secretaria Municipal de Saúde, a médica Dra. Carla Gonzaga falou do desenvolvimento da Linha de Cuidado Mãe Gorutubana, que já acontece no município e que é um avanço na saúde de mães e filhos.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde o sanitarista Gilson Urbano, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador, Adauri Cordeiro, gestantes, nutrizes, trabalhadores da saúde e comunidade em geral.
“Agradecemos a todos os nossos colaboradores e a parceria do Sindicato Rural de Janaúba”, disse Gilson Urbano.