JANAÚBA GANHA ESCOLA DO BRASIL PROFISSIONALIZADO

Em Janaúba escola será construída na Avenida Reinaldo Viana, (via de acesso ao campus da Unimontes).

Solenidade marca o início das obras Acontece na sexta-feira (8/03), na Sala dos Conselhos da Reitoria, a solenidade oficial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para a expedição das ordens de serviços para o início das obras das escolas técnicas que serão construídas em Minas Gerais no âmbito do Programa "Brasil Profissionalizado". O encontro foi presidido pelo reitor João dos Reis Canela e contou com as presenças dos prefeitos dos municípios beneficiados, juntamente com outras autoridades e convidados. As obras serão implementadas pelo Ministério da Educação com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Governo do Estado. Conforme convênio assinado com o MEC/FNDE, a Unimontes será responsável pela implantação dos centros de formação profissionalizante de nível médio/técnico em 13 municípios mineiros. Os investimentos são da ordem de R$ 96 milhões. O programa também conta com a parceria dos municípios, que doaram os terrenos e garantiram a infraestrutura necessária para o início das construções: terraplanagem, acesso pavimentado e redes de água, esgoto e energia elétrica. OFICIAL – Durante a solenidade houve a comunicação oficial da conclusão do processo licitatório, seguida da expedição das ordens de serviço. De acordo com pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, Juventino Ruas Abreu Júnior, foram expedidas as ordens para a construção das escolas técnicas em 10 municípios: Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão-Mogol, Janaúba, Joaíma, Manga, Monte Azul, Taiobeiras e Unaí. No processo licitatório, as escolas técnicas foram divididas em quatro lotes, tendo como vencedoras duas empresas (uma da Minas e outra de Goiás). Os serviços deverão ser concluídos dentro de um ano. A Universidade ainda realizará a licitação para a implantação das escolas técnicas em outras três cidades contempladas pelo programa: Ibirité, Lagoa Santa e Pompéu. O processo licitatório referente a esses municípios deverá ser concluído em meados de abril. EDUCAÇÃO MAIS FORTE – O programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. Possibilita, ainda, a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.