Secretário de Planejamento participa do G-20 Semiárido, em Petrolina

O Secretário municipal de Planejamento de Janaúba, João Carlos (Coragem) Barbosa Santos, foi o único representante do Norte de Minas e do município de Janaúba, na primeira reunião preparatória para criação do G-20 Semiárido - grupo que reúne os 20 municípios brasileiros de maior poderio econômico e populacional da região semiárida, que será criado com apoio do Governo Federal.
O evento aconteceu no último dia 14 de agosto, em Petrolina-PE e contou com a presença de secretários de Planejamento dos 20 municípios que, juntos buscam integrar o referido G-20.
Em Minas Gerais, somente Janaúba integra a relação, pois é o maior município do semiárido mineiro, uma vez que Montes Claros, não faz parte da região.
O Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Petrolina (PE), Geraldo Francisco da Silva Júnior, em contato com a Prefeitura Municipal, anunciou a escolha de Janaúba para fazer parte do grupo.
A formação do G20 - Semiárido busca construir um espaço de discussão da nova realidade econômica e social do nordeste e do semiárido à luz do século XXI. O grupo formado pelas 20 maiores cidades, em termos populacionais, pretende se transformar num instrumento para potencializar as dinâmicas econômicas da região e reduzir as desigualdades regionais existentes entre o Nordeste-Sudeste, mas também, nesse novo momento, dentro do próprio Nordeste.
Na oportunidade, ocasião em que participara do encontro em Petrolina, o secretário João Coragem, classificou o encontro preliminar com todos os secretários de Planejamento do G20, como positivo.
No encontro, segundo o secretário João Carlos, foram estabelecidas as prioridades que serão apresentadas aos gestores municipais e as autoridades que estarão representando o Governo Federal no evento, tais como: Ministros, Secretários, presidentes da Codevasf, Sudene, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, DNOCS, no Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional 2015, a ser realizado nos dias 22 e 23 de outubro, novamente em Petrolina. Desta vez, além do secretário João Coragem, também participam do encontro, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada e o chefe de gabinete, Paulo Nunes. “O grupo representa a atração de muitas oportunidades, pois o nosso semiárido tem potencialidades enormes, em diversos eixos econômicos, e a proposta do G-20 é atrair a atenção para esses potenciais e, consequentemente, alcançar mais investimentos e ferramentas para continuar crescendo”, argumenta o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada.
Integra o G-20 os municípios de Arapiraca, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape e Sobral, Patos e Campina Grande, Mossoró, Picos, Sergipe: Tobias Barreto, Janaúba, o único município de Minas Gerais, Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e a cidade anfitriã Petrolina.