Notícias

Conferência municipal discute o Sistema Único de Assistência Social em Janaúba

A Secretaria de Promoção Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, na última quarta-feira, dia 05 de agosto, no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições de Janaúba, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência teve como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.


O Sistema Único de Assistência Social trata-se de um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócios assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.


O vice-prefeito de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, o secretário municipal de Promoção Social, Euler Rodrigues, dentre outras autoridades, prestigiaram a conferência.


Na programação do evento, a presidente do CMAS, Michele Cristina da Silva fez a leitura do regimento interno. Foram ministradas duas palestras com as


palestrantes Fátima Guedes e Virgínia Flávio Andrade, que abordaram a atuação do SUAS e as políticas de assistência social. Ainda houve a formação de grupos para debate sobre o tema, com a apresentação dos Eixos, votação das diretrizes e eleição dos delegados, que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social (CEAS).


De acordo com o secretário Euler Rodrigues, antes da criação do SUAS, as políticas de assistência social eram soltas. Havia a Secretaria, mas sem diretrizes específicas. O sistema surgiu para uniformizar o serviço da assistência social em todo o país. “O mais extraordinário do SUAS é a buscativa, que é a demonstração de que o serviço é um direito”, disse. Euler ainda comentou que ainda é necessário avanços para melhorar as políticas de assistência social, como deixar de ser um programa para se tornar serviço definitivo, com repasse regular de recursos.


O vice-prefeito de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, elogiou o serviço de assistência social no município. “A secretaria de Promoção Social tem feito um trabalho diferenciado, com uma política de assistencialismo a quem realmente necessita”, falou o vice-prefeito. Segundo Rodrigo, a conferência serve para debater as necessidades e levantar demandas, que serão levadas ao governo federal, para que elas sejam efetivadas.