Fórum Regional debate a Saúde de Janaúba e da Serra Geral

Na sexta-feira, dia 31 de julho, foi realizado na cidade de Janaúba, o Fórum Regional de Saúde da Região da Serra Geral, onde foi discutido o atual cenário da Região de Saúde de Janaúba/Monte Azul, por meio da I Oficina de Diagnóstico Situacional Participativo.

A Oficina tem o objetivo de, junto aos participantes, diagnosticar as dificuldades e potencialidades da Região de Saúde de Janaúba/Monte Azul, de modo que se busque a partir desse levantamento, propostas de soluções para a área.

Participaram do evento, além de técnicos e gestores do setor, da região, que integraram os grupos de discussão, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o vice-prefeito, Rodrigo Rodrigues, a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Drª Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, o secretário de Saúde de Janaúba, Gilson Urbano, o prefeito de Nova Porteirinha, Raul Alves da Rocha, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Janaúba, o vereador, Adauri Cordeiro, a secretária de Saúde de Monte Azul e presidente do Colegiado Regional de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Vanessa dos Anjos Dias, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Janaúba, Admir Francelino de Oliveira (Dema), entre outros convidados.

De acordo com Patrícia Aparecida, da SRS-Montes Claros, o intuito do fórum é alinhar e identificar junto aos gestores e prefeitos a real situação da microrregião da Serra Geral para que, juntos, sejam discutidas possibilidades de fortalecimento da área da saúde nessa região. “Devemos pensar numa

política de equidade, ou seja, de igualdade. Em um momento de crise no qual vivemos, é preciso pensar e planejar estrategicamente a melhoria da saúde da região”, disse. A superintendente ainda ressaltou que os desafios devem ser enfrentados de forma integrada, e não fragmentada.

O secretário de saúde de Janaúba, o sanitarista, Gilson Urbano, afirmou que Janaúba está preparada para ajudar Montes Claros em uma luta conjunta na área da saúde. Segundo Gilson, a gestão municipal não tem medido esforços para realizar uma gestão que atenda com recurso próprio não só a população janaubense, mas também toda a região da Serra Geral. Prova disso, de acordo com o secretário, é o aperfeiçoamento da estrutura hospitalar da cidade, que acaba de receber um tomógrafo, e, futuramente ganhará mais uma sala de cirurgia.

O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, enfatizou a importância do fórum como um momento no qual todos os gestores se unem para buscar soluções de melhoria da saúde da microrregião. “De fato faltam recursos, mas estamos sempre buscando formas de melhorar a saúde da nossa população”, afirmou.

O vice-prefeito de Janaúba, Rodrigo Rodrigues, falou sobre a necessidade de se pensar em conjunto para fazer gestão na Serra Geral. Para isso, ele pediu a união dos secretários de saúde da microrregião.

A secretária de saúde de Monte Azul e presidente do COSEMS, Vanessa dos Anjos Dias, disse que a saúde não se faz apenas no município, ainda que ela avance em seu atendimento. De acordo com ela, o evento serve para diagnosticar as deficiências e potencialidades da microrregião, e a partir do que foi levantado, agir para redesenhar a gestão da saúde.