Plenária define relatório da VII Conferência Municipal de Saúde

Foi realizada pela Prefeitura Municipal de Janaúba e o Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de quinta-feira, dia 30 de julho, a Plenária Municipal de Saúde. Durante o evento foi ocorreu a deliberação do relatório da VII Conferência Municipal de Saúde e a formação de grupos para composição dos Conselhos Locais (Distritos e Regiões de Saúde).

Na oportunidade, o Secretário de Saúde de Janaúba, o sanitarista, Gilson Urbano, deu posse à diretoria do Conselho Municipal de Saúde e aos delegados que compõem os Conselhos locais dos distritos de Vila Nova dos Poções, Barreiro da Raiz, Quem-Quem, Região Norte, Região Sul e Centro, eleitos nas pré-conferências.

O secretário ainda ministrou uma palestra aos presentes com o tema “O Papel do Conselheiro Municipal de Saúde”. Segundo ele, a ideia do Conselho Municipal em Janaúba é fazer uma transposição para um conselho mais atuante, reorganizando a sua estrutura. Assim, de acordo com Gilson, foi necessário então avançá-lo, levando o controle social para as regiões e distritos. O Conselho Municipal determinou, portanto, a criação dos conselhos locais. Para Gilson, os conselhos devem ser mais dinâmicos que a lei que os regem. Na palestra, também foi debatida a importância da participação social nos problemas da Saúde, como uma ação propositiva, e o modo de inserir a comunidade na gestão do SUS, por meio dos conselhos de saúde, que têm base na Lei nº 8.142 (28/12/1990). Conforme o sanitarista explicou, “essa

participação social é um exercício da busca de novos atores sociais envolvidos com a comunidade, formando assim um processo de democratização”, disse.

Ocorrida nos dias 01 e 02 de julho, a Conferência Municipal de Saúde foi um grande sucesso e marcou o processo de reafirmação da luta incondicional por uma saúde de qualidade no município, com a ativa participação da comunidade através de proposições em busca do benefício coletivo. Com o tema central “O SUS de Janaúba: o escutar, o pensar, o fazer e o viver - a construção histórica e social do SUS”, a conferência foi o momento oportuno da população conhecer e sugerir ações com o intuito de melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Plano Municipal de Saúde e participar da elaboração da carta “Saúde para o Povo Gorutubano”.