Prefeitura lança programa de recuperação de estradas rurais

De acordo com o prefeito Yuji Yamada, o município quer garantir o escoamento da produção, facilitar a vida dos produtores da agricultura familiar, além de disponibilizar condições de transporte escolar seguro às crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Janaúba iniciou no mês de fevereiro/2013 o programa emergencial de recuperação de estradas rurais.
É o maior programa de recuperação emergencial de estradas rurais do município. A administração municipal quer mudar o reprovável quadro de desleixo e de desrespeito históricos com que as pessoas e as atividades rurais foram tratadas até aqui. "O poder público precisa dar uma resposta rápida para este assunto, pois as estradas estão em situação precária", afirmou o diretor de transporte e de serviços, Américo Soares.
Na semana passada, foi concluído o serviço da estrada do frigorífico. No início desta semana foi dada a largada para execução dos serviços das estradas do distrito de Quem Quem. Nesta comunidade, em parceria com o prefeito de São João da Ponte, já estão sendo reconstruídas duas pontes, ambas ligando os distritos de Caçarema (São João da Ponte) e Quem Quem (Janaúba). Uma ponte está sendo reconstruída e no outro ponto, onde já teve uma pequena ponte será construída uma passagem molhada de aproximadamente 30 metros.
O diretor disse que tudo é prioridade, tem comunidade que há mais de 8 anos não passa uma patrol, além disso, a patrulha mecanizada é muito velha e insuficiente para dar cabo aos serviços, "para se ter uma ideia a única patrol do município tem mais de 30 anos", resume o diretor.
MUTIRÃO DE LIMPEZA
No centro da cidade foi iniciado um mutirão de limpeza que atenderá também todos os bairros. O plano consiste em deixar a cidade limpa, para então ser implementado um novo modelo de coleta de lixo e uma carpina planejada periodicamente com vistas a dar novo aspecto à cidade, os serviços contemplarão os distritos nos mesmos moldes da sede do município.