Janaúba: novo bispo, Dom Ricardo é acolhido com festa pelos fiéis

Janaúba tem novo bispo é o italiano Ricardo Guerrino Brusati, 70 anos. Ele foi recebido e saudado pela população de Janaúba, a principal cidade da região da Serra Geral de Minas, na tarde do último sábado, 1° de agosto. Com alegria estampada no rosto e uma face de homem determinado, Dom Ronaldo chega com o objetivo de unir os fiéis e todas as comunidades com o intuito de reforçar ainda mais a fé dos cristãos. O bisco Dom Ricardo é o terceiro bispo da Diocese criada há 15 anos, tendo como primeiro bisco, o saudoso Dom José Mauro.
Ao pisar em solo gorutubano, Inicialmente, o novo bispo gorutubano foi recebido na Paróquia de Santa Cruz, no bairro de mesmo nome pelo Padre Leone Russo, que respondia administrativamente pela Diocese desde a transferência do segundo bispo Dom José Ronaldo Ribeiro para a Diocese de Formosa-GO, em setembro de 2014.
CARREATA
Saudado pelos fiéis janaubenses e norte-mineiros, o bispo participou de uma carreata entre a Igreja Santa Cruz e a Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a Catedral. Durante o percurso, Ricardo Guerrino cantava alegremente e acenava ao público - numa forma de responder a todo o carinho dispensado pela comunidade que o acolheu de maneira calorosa. Na ocasião da carreata, sob o sol, o bispo se encontrava acompanhado dos padres Leone e Givanildo.
NA PRAÇA MATRIZ
Na chegada à praça da Matriz, palco de missa campal que reuniu milhares de fiéis do Norte de Minas, Dom Ricardo foi recebido e saudado pelo prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, seu vice-Rodrigo Rodrigues, que se encontravam acompanhados de suas respectivas esposas, além de caravanas da Bahia. Todos se emocionaram diante da presença do novo líder católico que passa a comandar a Diocese de Janaúba.
MOMENTO MARCANTE
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia de posse canônica de Dom Ricardo foi a entrega da chave da cidade ao novo bispo pelo prefeito de Janaúba, Yuji Yamada. Na oportunidade o prefeito deu as boas vindas ao bispo e disse que os gorutubanos e janaubenses o acolhe com carinho.
A celebração foi animada pelo grupo de canto Maranatha da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Janaúba que abrilhantou com muito louvor a tarde de festa dos católicos.
Também prestigiaram a pose do novo bispo os prefeitos Enoch Vinícius Campos de Lima, de Jaíba, e Raul Alves da Rocha, de Nova Porteirinha, os vereadores José Tarcísio Mendes, Paulo Roberto (Pauleca) de Oliveira, Carlos Isaildon Mendes, João Pereira da Silva (João da Ambulância), José Luiz Santos Pereira (Zé Luiz dos Algodões) e Adauri Soares Cordeiro, dentre outros representantes de câmaras municipais da região.
A celebração, além de ser marcada por uma multidão de cristãos, também teve presença de vereadores, prefeitos e bispos de outras dioceses, inclusive Dom José Ronaldo Ribeiro agora bispo de Formosa-GO e Dom José Alberto Moura arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros.