Tomógrafo do Hospital Regional será inaugurado na sexta-feira (31)

Tomógrafo do Hospital Regional: sinônimo de diagnóstico de lesões em pacientes, mais precisos, sem nenhum método invasivo, ou seja, as imagens do corpo humano são geradas sem a necessidade de abrir o paciente.

A Região de Saúde de Janaúba dá mais um importante passo e inaugura na próxima sexta-feira, dia 31, as 17 horas, o tomógrafo implantado no Hospital Regional. Quem ganha com esse novo serviço de saúde são os usuários do referido hospital em Janaúba, e dos municípios da Serra Geral de Minas.

O anúncio foi feito na manhã de quarta-feira, 22 de julho, pelo secretário de Saúde de Janaúba, o sanitarista Gilson Urbano de Araújo, após receber parecer favorável ao credenciamento do tomógrafo por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Conforme o secretário, o funcionamento do tomógrafo, que representa importante avanço na saúde local e da Serra Geral é resultado da soma de esforços das secretarias de Saúde de Janaúba, de Minas Gerais, e o Ministério da Saúde.
De acordo com Urbano, além da inauguração do tomógrafo no final deste mês, na ocasião, a secretaria fará a entrega de equipamentos odontológicos, computadores à população janaubense. Ainda na oportunidade, segundo o gestor citada pasta haverá o anúncio de obras no Hospital Regional para melhoria da prestação dos serviços aos usuários.
A solenidade de inauguração contará com a presença de várias autoridades, como, a superintendente da Superintendente Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, doutora Patrícia Guimarães, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUM), Joaquim Neres Xavier, deputados Saraiva Felipe (federal) e Paulo Guedes (estadual), prefeitos da região, como Yuji Yamada, de Janaúba, além dos secretários de Saúde da Serra Geral de Minas.
Ganho
Com o tomógrafo, o médico radiologista lauda lesões em seres humanos a partir de imagens geradas por métodos de diagnósticos não invasivos, ou seja, através de uma foto das estruturas internas de um paciente. Essas fotos são tiradas sem que haja a necessidade de abrir o paciente.
Um dos dispositivos responsáveis por gerar essas imagens internas de grande importância para a medicina dos seres humanos é o tomógrafo computadorizado, a exemplo do que se encontra instalado no Hospital Regional.
O tomógrafo computadorizado é um dispositivo emissor de energia radiante que converte energia elétrica em raios x.
Um dos dispositivos responsáveis por gerar essas imagens internas de grande importância para a medicina dos seres humanos.
Fonte: (Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Janaúba).