Notícias

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANAÚBA, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL DIVULGAM RELATÓRIO DA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Realizada nos dias 01 e 02 de julho de 2015 a VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE de Janaúba foi um marco na história do povo gorutubano. Com o tema central “O SUS de Janaúba: o escutar, o pensar, o fazer e o viver – a construção histórica e social do SUS. A realização foi da Prefeitura de Janaúba e do Conselho Municipal de saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde. Esta conferência foi o momento oportuno da população conhecer e sugerir ações com o intuito de melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Plano Municipal de Saúde e participar da elaboração da carta “Saúde para o Povo Gorutubano”.
Primeiramente foram realizadas 07 Pré-Conferências sendo uma em cada Distrito do município (Quem Quem, Barreiro da Raiz e Vila Nova dos Poções), uma em cada Região de Saúde: Norte, Sul e Centro e uma com os prestadores de serviços do SUS. Nas Pré-Conferências usuários, trabalhadores, e prestadores de serviços do SUS, juntamente com a gestão tiveram a oportunidade de discutir e propor medidas, ações, metas para apresentarem eixos e diretrizes do Plano Municipal de Saúde.
Durante a VII Conferência, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Secretário Municipal de Saúde Gilson Urbano de Araújo, numa atitude inédita, se afastou do cargo e passou a Presidência do Conselho ao Vice-Presidente o Conselheiro Sr. Admir Francelino de Oliveira, representante do segmento usuário, que há oito anos faz parte do Conselho Municipal de Saúde.


PALESTRAS
As palestras, de conteúdo riquíssimo, tiveram como tema inicial “SUS: Conhecer para Defender” com a Psicóloga Lourdes Machado, que é da Diretoria do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG), e o Advogado Dr. Tadahiro Tsubouchi, especialista em gestão de serviços e sistemas de saúde e membro do Núcleo de Direito Sanitário do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e ainda dos delegados da VII Conferência Municipal de Saúde com o tema “Controle Social do SUS: Aspectos Legais e Sociais”. “É bonito ver a história, é divino participar dela”, frisou o especialista ao enaltecer o empenho dos conselheiros e das comunidades, pois, na concepção de Tadahiro, “O SUS (Sistema Único de Saúde) é feito de poucas gravatas, mas de muitas mãos calejadas”. Tatiane Barbosa de Oliveira, Presidente da Associação dos Moradores do Residencial Clarita, frisou o tema em debate que é preciso conhecer para defender. “Conhecer o sistema único de saúde (SUS) a fundo acho que a batalha será vencida”, declarou Tatiane Barbosa. Nei Marques Melo, usuário do Bairro Padre Eustáquio, crê que o conselho, de qualquer área, é importante e isso poderia ser seguido pelo Congresso Nacional (Câmara dos Deputados).
Nei Marques parabenizou o Secretário Municipal de Saúde de Janaúba, Gilson Urbano, pela realização da VII Conferência a qual classificou como um evento de magnitude. “Já vi outros eventos e nunca igual a esse agora em que estou presenciando”.
Outra palestra de muita interação com os participantes foi sobre a “Construção Histórica e Social do SUS”, ministrada pelo Professor Carlos Alberto Quintão Rodrigues, odontólogo Coordenador Geral dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria e professor da Unimontes.


TENDAS DE TRABALHOS E DEBATES
As tendas temáticas organizadas para os debates foram também espaços de homenagear grandes sanitaristas:
Tenda Sérgio Arouca – O Escutar – Gestão Social e Financiamento do SUS
Na temática “o escutar” houve a abordagem acerca da gestão social e financiamento do SUS através de explanação do Dr. José Veloso Souto Júnior, médico sanitarista e mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, além de ser Membro do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde. Houve intensa participação popular, através dos delegados participantes. Mediador: Conselheiro Municipal de Saúde - Admir Francelino de Oliveira.
Tenda Franco Basaglia – O Pensar – Saúde Mental, Atenção Hospitalar e Humanização
Esta tenda foi conduzida por Alcina Mendes Brito - Psicóloga - Especialista em Saúde Mental e Psicossocial - Foi gestora no Município de Salinas é Referência Técnica da Saúde Mental - SRS - Montes Claros. E também por Rayone Moreira - Enfermeira Especialista em Obstetrícia e Humanização e Mestra em Saúde Pública pela FIOCRUZ - Servidora Efetiva do Ministério da Saúde. Profissionais da Saúde Mental e dos Hospitais de Janaúba participaram desta tenda numa discussão muito interessante sobre o tema proposto. Mediadora: Conselheira Municipal de Saúde – Claudete de Araújo Carvalhais.
Tenda Ezequiel Dias – O Fazer – Assistência Farmacêutica e Rede de Atenção Especializada
Conduzida por Dr. Ricardo de Assis - Advogado Sanitarista foi Assessor Jurídico da SES-MG é Assessor da Assembléia Legislativa MG e Ludimila Barbosa – Referência Técnica de Gestão em Saúde Pública da SRS – Montes Claros. Mediadora: Conselheira Municipal de Saúde Maria das Graças Pereira de Robletos. Como assunto de grande interesse público foi muito bem debatido entre os participantes desta tenda, contando com grande participação popular pelos delegados representantes dos usuários, trabalhadores e prestadores dos serviços de saúde.
Tenda Zilda Arns – O Viver – Atenção Básica e Linhas de Cuidado
Denise Maria Mendes Lúcio da Silveira - Odontóloga e Referência Técnica do Núcleo de Odontologia da SRS - Montes Claros e Renata Fiuza - Enfermeira Coordenadora da Atenção Primária SRS-Montes Claros desenvolveram o debate desta tenda com temas que causaram intenso interesse dos participantes, visto que envolve os procedimentos básicos e linhas de cuidado voltadas para públicos alvo que necessitam de maior atenção e cuidado. Mediadora: Conselheira Municipal de Saúde Idalice Celestina de Souza Martins.
Na Plenária Geral a homenagem foi a Paulo Freire, além do Plenarinho Dr. Gilson Carvalho “SUS Conhecer para Defender”.


Sessão de Homenagens
A VII Conferência Municipal de Saúde de Janaúba foi marcada pela valorização ao povo e a cultura gorutubana. Um dos momentos mais marcantes foi a sessão de homenagens, que além de valorizar os atores do Sistema Único de Saúde, foi também a forma mais adequada de comemorar os 25 anos do SUS de Janaúba. Entre os homenageados: o médico José Ricardo Pimenta Borém que serviu o município como o primeiro Secretário Municipal de Saúde e o responsável pela implantação do SUS em Janaúba. Houve ainda homenagem póstuma à servidora pública municipal Maria do Carmo (Duca), que atuou na área da saúde janaubense. Ao funcionário Cleidimar Alves de Oliveira que atua a quase 30 anos na saúde municipal. Outra homenageada foi a conselheira, Claudete de Araújo Carvalhais, do Conselho Municipal de Saúde. Por todo carinho, trabalho e dedicação receberam homenagem. A usuária Márcia Cristina Nascimento, exemplo vivo de luta incansável pela vida, corajosa e guerreira tem o SUS como referência na busca incessante de viver mais e mais. Por sua persistência, sendo motivação a outras vidas, também foi homenageada.


Apresentações Culturais
Outra forma de comemorar os 25 anos do SUS e valorizar o Povo Gorutubano foi o espaço às expressões culturais, que abrilhantaram o evento, regado com muita alegria, numa mistura de simplicidade, saber e cultura.
O Hino Nacional Brasileiro orquestrado pelo Grupo do Projeto Adolescente Cidadão, o Hino a Janaúba cantado por sua autora Izadina Ladeia Batista e as danças: o forró pelo casal caipira Rei e Rainha da Comunidade rural de Poções de Santa Cruz, Sr. Valdir e D. Alenita, O Batuque, dança do Grupo de mulheres remanescentes de Quilombolas do Distrito de Vila Nova dos Poções, momento de muita alegria e saúde emocional. A apresentação do tango por alunos do Projeto Mais Educação da E. M. Madre Cândida Maria de Jesus do Bairro São Lucas também foi um show de cultura e emoção.
Tudo isso na VII Conferência Municipal de Saúde de Janaúba será um marco da nossa história, que ficará gravado para sempre nas mentes e nos corações de todos que tiveram a felicidade de participar.


Carta “Saúde para o Povo Gorutubano” e a “Urna 25 Anos do SUS de Janaúba”


Toda a discussão das tendas temáticas, apresentação dos eixos e diretrizes e votação das diretrizes e moções, culminou na Carta “Saúde para o Povo Gorutubano”. Esta carta e mais alguns objetos que fizeram parte da Conferência, fotos foram depositados na “Urna 25 Anos do SUS de Janaúba”, a qual ficará na Policlínica Sul, UBS Zacarias Farias Vieira e depois de 10 anos será aberta, com objetivo de verificar os avanços obtidos na saúde de Janaúba. Foi também um momento de extrema emoção!


Avaliação da VII Conferência Municipal de Saúde de Janaúba
Sucesso de público e organização, a VII Conferência Municipal de Saúde, recebeu elogios de usuários, conselheiros e autoridades participantes do evento. Com momentos de aprendizado, emoção e valorização de todos. O clima foi de acolhimento e solidariedade. O gestor do SUS em Janaúba, Gilson Urbano, comemorou o sucesso da conferência, diante da resposta do público expressivo que compareceu ao evento. Agradeceu toda sua equipe, conselheiros, autoridades e representantes de diferentes segmentos da comunidade que juntos, ajudaram a fazer da referida conferência uma das maiores da história do município. Por tudo só nos resta dizer: Obrigado!
Viver é muito mais que existir. Viver é sonhar, lutar, se emocionar.
Ensinar, aprender. Ajudar o outro, valorizar a cultura, o saber, o belo e o simples.
Fazer história e deixar um legado de amor! Isto é viver!