Notícias

CARTA DE AGRADECIMENTO

A VII Conferência Municipal de Janaúba, realizada entre os dias 01 e 12 de julho de 2015, foi um marco comemorativo na história do SUS do povo Gorutubano e a reafirmação da luta incondicional por uma saúde pública de qualidade. Durante 02 dias, representantes de todas as comunidades de Janaúba, Quem Quem, Vila Nova dos Poções, Bairro da Raiz e das 03 Regionais de Saúde da Sede do município, confraternizou-se na mais perfeita harmonia. Debateram temas que estão presentes no dia a dia da realidade da sociedade, dos movimentos populares e sociais e dos excluídos. Tiveram a oportunidade de avaliar o que já foi feito, reconhecer as conquistas e, principalmente, propor novos caminhos para melhorar a assistência, o acesso, e a qualidade de saúde de acordo com as necessidades constatadas nas 07 (sete) Pré Conferencias realizadas nos Distritos e na Sede do município. Um momento único, que marca o processo de construção e reformulação da Política Municipal de Atenção à Saúde do Povo Gorutubano.


Foram 02 meses de intenso trabalho, de abnegação e dedicação integral de toda equipe de Coordenadores e Diretores da Secretaria Municipal de Saúde, em especial, por parte daqueles que trabalharam diretamente na organização desta grande e histórica Conferência Municipal de Saúde.


Como foi ressaltada pelos próprios delegados, esta não foi mais uma conferência, mas foi um evento marcado pela fraternidade entre os participantes, mas também pelo alto nível de participação coletiva e de conscientização da população. Os debates fomentaram e abarcaram o que há de mais atual para melhoria no processo de construção do SUS, e na luta para que seja um sistema efetivamente para todos, através de um conjunto de políticas públicas que inclua a todos sem qualquer discriminação de raça, etnia, cultura e ideologia.


Em todo este processo de construção, saímos mais fortalecidos e esperançosos para continuar a luta pelo financiamento justo, humanização e qualidade da assistência, equidade e integralidade em todos os níveis do cuidado. Chegamos aqui com o sentimento que o SUS se faz coletivamente e que estamos trilhando o caminho certo.


Ainda há muito a ser feito, é verdade. Agora é hora de mantermos a coerência com as propostas construídas durante a Pré e a Conferência e retirarmos os compromissos históricos e sociais do SUS para que a nossa FAZER e VIVER uma realidade melhor no presente e no futuro.


Em nome da Secretaria Municipal de Saúde agradecer a todos os atores da VII Conferência Municipal de Saúde de Janaúba, queremos manifestar nossos sinceros agradecimentos e o merecido reconhecimento a todos e todas que participaram e contribuíram para o sucesso desta brilhante construção.


“Nascer, viver e morrer é a travessia inexorável da vida,


mas a nossa luta deve ser pela liberdade, o direito à vida, a


resistência contra a banalização da dor, o acostumar com a


sofrência e o conformar com a morte.”


Gilson Urbano de Araújo


Secretário Municipal de Saúde.