Janaúba é o único município mineiro no G20 Semiárido

Janaúba foi escolhida para integrar o G20 Semiárido, grupo que reunirá os 23 municípios brasileiros de maior poderio econômico e populacional da região semiárida, que será criado com apoio do Governo Federal. Em Minas Gerais, somente Janaúba integra a relação, pois é o maior município do semiárido mineiro, uma vez que Montes Claros não faz parte da região. O Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Petrolina (PE), Geraldo Francisco da Silva Júnior, em contato com a Prefeitura Municipal, anunciou a escolha de Janaúba para fazer parte do grupo.

Para criação do G20, os critérios adotados, foram a densidade demográfica e a influência econômica exercida pelos municípios em outras localidades. O PIB movimentado pelo grupo gira em todo de R$ 50 bilhões e reúne cerca de 4,6 milhões de habitantes. Neste aspecto, a Sudene deverá exercer papel estratégico na articulação de mais um movimento em prol da potencialização das vocações econômicas e políticas dos municípios do semiárido. “É um grupo que possibilitará a atração de muitas oportunidades, pois o nosso semiárido tem potencialidades enormes, em diversos eixos econômicos, e a proposta do G20 é atrair a atenção para esses potenciais e, consequentemente, alcançar mais investimentos e ferramentas para continuar crescendo”, argumenta o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada.
O Grupo chega com a proposta de promover discussões, entre os gestores e agentes dos governos estadual e federal, na tentativa de buscar alternativas para as dificuldades e impulsionar debates sobre questões políticas relacionadas a promoção da estabilidade financeira, desenvolvimento social e econômico, assumindo responsabilidades individuais e coletivas que vão beneficiar os municípios que compõe o grupo e também toda a região semiárida. “Objetivo é propor debates sobre políticas que estimulem avanços, participação e representatividade dos municípios, com o objetivo de reduzir as disparidades econômicas intra e inter-regionais”, explica o Secretário de Planejamento de Janaúba, João Coragem.
O primeiro encontro para consolidar o G20 Semiárido será em Petrolina, no mês de agosto. O objetivo é debater estratégias, planos de trabalho e outras iniciativas que impulsionem e fortaleçam os debates sobre desenvolvimento social, organização política e economia relacionados ao semiárido. “A ideia é reunir as lideranças políticas das cidades que integram o grupo, além de representantes de ministérios, secretarias,

instituições financeiras, universidades e de outros órgãos públicos”, ressalta o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio.
Além de Janaúba, são membros do G20 os seguintes municípios: Arapiraca – Alagoas; Jequié, Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitório da Conquista na Bahia; Caucaia, Crato, Sobral, Iguatu, Maranguape, Itapipoca e Juazeiro do Norte no Ceará; Campina Grande e Patos na Paraíba; Caruaru, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns em Pernambuco; Mossoró no Rio Grande do Norte; Picos no Piauí e Tobias Barreto em Sergipe.