EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: Prefeitura estuda a implantação de tecnologia LED no sistema de iluminação pública do município

O estudo do projeto, ainda prevê a disponibilização de sinal Wi-Fi em Praças da cidade

Modelo de luminária LED, que poderá compor o sistema de iluminação pública janaubense

Adotar tecnologias mais avançadas e eficientes, contribuindo para o crescimento sustentável do município de Janaúba. Essa é a tendência do Município gorutubano, que, através de técnicos da Secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos e da Unidade de Gestão Energética municipal (UGEM) estudam a viabilidade técnica e econômica de um projeto inovador, que prevê a total substituição das luminárias do atual sistema de iluminação pública por lâmpadas com tecnologia LED.
A informação é de Almir Júnior - diretor da UGEM em Janaúba. Segundo Júnior, o sistema de iluminação pública com Led é muito mais eficiente e sustentável, além de representar a redução no consumo de energia elétrica e a extensa vida útil do sistema de iluminação gerando uma relação custo-benefício favorável aos recursos públicos.
O secretário municipal, Domingos (Duzim) Pereira (Obras) recebeu de maneira positiva a proposta do diretor da UGEM, Almir, e afirmou que vê com bons
olhos o projeto, que também já foi levado ao conhecimento do prefeito, Yuji Yamada.

INTERNET WI-FI
O projeto, ainda segundo, Júnior aproveitando a própria estrutura do sistema de iluminação pública, poderá contemplar o serviço de internet Wi-Fi, a custo zero para a população, com sinal a ser disponibilizado em praças públicas da cidade. Para o dirigente da UGEM a medida é uma forma de facilitar o acesso à internet na cidade.

GANHO

Para ter ideia do quanto os municípios adeptos da referida tecnologia podem ganhar, a GE Brasil conforme site: (http://www.geimprensabrasil.com/) informa que a iluminação LED em postes, luminárias e semáforos pode proporcionar uma economia de até 80% no consumo de energia em relação a soluções tradicionais, como as lâmpadas incandescentes. Já a longa vida útil, acima de 11 anos (50 mil horas, considerando 12 horas de uso diário), reduz a frequência e os custos de troca e manutenção, o que ajuda a diminuir os gastos públicos. A menor recorrência de trocas de postes e semáforos também gera menos interrupções no fluxo do trânsito.

Para atender à demanda mundial por tecnologias eficientes, em 2012, a GE iluminação dedicou 94% dos seus investimentos globais em pesquisas para o desenvolvimento de produtos sustentáveis - entre eles a tecnologia LED.

TROCA DE LÂMPADAS
Após os prefeitos de todos os municípios brasileiros assumiram os ativos de iluminação pública, que até então estavam sob gestão das distribuidoras de energia, no caso de Janaúba, a Cemig, atendendo a determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Prefeitura municipal de Janaúba não tem medido esforços no sentido de atender com qualidade e rapidez os usuários do sistema de iluminação pública, com a troca de lâmpadas. Para tanto, nos últimos três meses, já foram efetuadas as trocas de
aproximadamente 800 pontos do município, e gastos aproximadamente R$ 100 mil com a manutenção, de acordo com o responsável pela UGEM.
Na oportunidade, o diretor da UGEM, Almir Júnior, enalteceu o trabalho da Assolar - empresa que realiza a substituição das luminárias queimadas, no município. Segundo Almir, a Assolar está pronta para atender á demanda, já que conta com estrutura adequada para a execução do serviço.
Ele informou que qualquer usuário que necessitar do serviço de troca de lâmpada, deve ligar no telefone 3821- 4009, na Prefeitura Municipal, falar na UGEM; e se preferir, também poder ir até o referido órgão.