Notícias

Conferência Municipal de Saúde OUVE e estimula comunidade na busca por um SUS com mais qualidade

Sucesso de organização e público, o evento superou todas as expectativas

Realizada entre os dias (1°) e (2) deste mês numa iniciativa da Prefeitura de Janaúba e o Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, A VII Conferência Municipal de Saúde de Janaúba, que teve como tema central “O SUS de Janaúba: o escutar, o pensar, o fazer e o viver – a construção histórica e social do SUS” supera todas as expectativas.
O evento além de cumprir uma exigência legal serviu para a comunidade conhecer e apontar sugestões voltadas à melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Janaúba, bem como, do Plano Municipal de Saúde.
A conferência também serviu de base para a elaboração da carta “Saúde para o povo Gorutubano”.
A conferência foi marcada por homenagem e o reconhecimento a profissionais e usuários da saúde pública, o que traduz o significado real do Sistema Único de Saúde em Janaúba e no Brasil.
Os homenageados são: o médico José Ricardo Pimenta Borém que serviu o município como o primeiro secretário municipal de Saúde e o responsável pela implantação do SUS em Janaúba. Houve ainda homenagem póstuma à servidora pública municipal Maria do Carmo (Duca), que atuou na área de saúde janaubense; ao funcionário Cleidimar Alves de Oliveira (Seu Cleide) que atua a quase 30 anos na saúde municipal. Outra homenageada foi a conselheira, Claudete Carvalhais, do Conselho Municipal de Saúde, e à usuária Márcia Cristina Nascimento.
PALESTRAS
A VII Conferência Municipal de Saúde em Janaúba brindou ao público participante com palestras de alto nível de conferencistas que abordaram temas de grande importância para a saúde, caso do tema - “SUS: Conhecer para Defender” que ficou com a psicóloga Lourdes Machado - diretoria do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG), e Tadahiro Tsubouchi, advogado especialista em gestão de serviços e sistemas de saúde e membro do núcleo de Direito Sanitário do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e ainda dos delegados da VII Conferência Municipal de Saúde que teve como tema: “Controle Social do SUS: Aspectos Legais e Sociais”.
A conferência proporcionou ao público uma rica palestra e debate sobre a construção histórica e social do SUS, pelo professor Carlos Alberto Quintão Rodrigues, odontólogo e coordenador geral dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria e professor da Unimontes.
No tema específico, o escutar os participantes explanaram acerca da gestão social e o sistema de financiamento do SUS. Nesse caso, o palestrante foi José Veloso Souto Júnior, médico sanitarista e mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, que também é membro do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde.
Quanto a temática o pensar a enfermeira Rayone Moreira, especialista em obstetrícia e humanização e mestra em saúde, foi quem palestrou e esclareceu sobre saúde mental, atenção hospitalar e humanização. Quem ainda integrou a lista de palestrantes foi o advogado sanitarista Ricardo de Assis, assessor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; ele discorreu sobre a assistência farmacêutica e rede de atenção especializada na temática o fazer.
A conferência envolveu ainda o tema o viver numa correlação com a atenção básica e linhas de cuidado, e apresentou diretrizes do Plano Municipal de Saúde, culminando com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
Entre os objetivos da Conferência de Saúde em Janaúba, estão metas traçadas para melhorar o SUS dos gorutubanos, e a saúde como um todo.
ORGANIZAÇÃO
Sucesso de público e organização, a VII Conferência Municipal de Saúde, recebeu elogios de usuários, conselheiros e autoridades participantes do evento. Assim, dá sua enorme contribuição para promover os avanços de que o SUS necessita para encontrar resolutividade de problemas pontuais - gargalos que precisam ser superados.
TRANSPARÊNCIA
O então presidente do Conselho Municipal de Saúde, secretário Gilson Urbano, numa demonstração de transparência de sua gestão, renunciou ao cargo, repassando a presidência do referido conselho ao vice-presidente Adimir Francelino de Oliveira que agora dará prosseguimento à sua atuação como dirigente da instituição.
RESPOSTA DO PÚBLICO
O gestor do SUS Janaúba, Gilson Urbano, comemorou o sucesso da conferência, diante da resposta do público expressivo que compareceu ao evento nos dois dias, 1° e 2, últimos. Aproveitou ainda, para agradecer toda sua equipe, conselheiros, autoridades e representantes de diferentes segmentos da comunidade que juntos, ajudaram a fazer da referida conferência uma das maiores da história do município.